Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes - Impacto Rondônia

Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes


Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe

Porto Velho, RO - Com o intuito de fomentar a sanidade aquícola do Estado, o Governo de Rondônia promoveu o Dia Especial do Programa Peixe Saudável, na quinta-feira (18), na propriedade do produtor rural Celso Toscan, localizada na RO-257, travessão B83, Lote 169, no município de Ariquemes. A ação foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo do programa é o atendimento especializado ao piscicultor da agricultura familiar, em análise de água e de peixes, para promover a manutenção da qualidade sanitária dos animais, mediante adoção de boas práticas de manejo. “Ao fornecer conhecimentos, estamos auxiliando no desenvolvimento da produção do pescado em Rondônia”, salientou.

SOBRE O PROGRAMA

Por meio da conscientização e assistência técnica aos produtores, é possível produzir com qualidade

Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, o Programa Peixe Saudável compreende um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, em parceria com associações, sociedade civil organizada, cooperativas e universidades, com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva de piscicultura em Rondônia, levando ao mercado um peixe saudável e com boa qualidade sanitária.

“Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe. Até o momento, 1.310 piscicultores foram atendidos em Rondônia, e 736 amostras de água foram analisadas em 35 municípios. As ações têm contribuído para fortalecer a cadeia produtiva na região”, observou Luiz Paulo.

ASSISTÊNCIA E QUALIDADE

O produtor rural, Celso Toscan disse que, todas as orientações repassadas pelos técnicos da Emater-RO estão ajudando a melhorar a qualidade da produção de peixes em sua propriedade. “É importância manter a sanidade aquícola em dia, não só para garantir a saúde dos animais, mas também para assegurar a segurança alimentar dos consumidores que compram o peixe que estou produzindo”, pontuou.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão explicou que, o Programa Peixe Saudável é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento sustentável da piscicultura em Rondônia. “Por meio da conscientização e assistência técnica aos produtores é possível promover uma produção de peixes mais saudável e de qualidade, favorecendo o crescimento do setor e a geração de renda no Estado”, evidenciou.

Também estiveram presentes no evento a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar) e a Prefeitura de Ariquemes, o que ressalta a importância da parceria entre instituições públicas e privadas para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a cadeia produtiva de pescados. É fundamental que tais iniciativas sejam continuamente promovidas, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida no campo.
Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes Reviewed by ... on abril 22, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.