Usina de Santo Antônio é desligada devido à seca na Amazônia - Impacto Rondônia

Usina de Santo Antônio é desligada devido à seca na Amazônia


Com os baixos níveis de vazão do rio Madeira, a hidrelétrica não tem previsão para retomar as atividades. Foto: Reprodução/Santo Antônio Energia

Porto Velho, RO - Diante da seca na Amazônia, a Usina de Santo Antônio, em Porto Velho (RO), foi desligada no domingo (1º).

Sem previsão para a retomada das operações, essa é a primeira vez que a hidrelétrica é desativada devido aos baixos níveis de vazão do rio Madeira.

Em comunicado, a Santo Antônio Energia afirmou que a medida, adotada em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ibama, atende aos “limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras”.

“Atualmente, como o rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida”, acrescentou.

A Santo Antônio Energia também disse que o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no vertedouro principal da usina.

O ONS afirmou retornará com o despacho da usina para o Sistema Interligado Nacional (SIN) assim que a situação melhorar.

Fonte: O Antagonista
Usina de Santo Antônio é desligada devido à seca na Amazônia Usina de Santo Antônio é desligada devido à seca na Amazônia Reviewed by Da Redação on outubro 03, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.