Parceria com a Fundação Certi incentiva a criação de negócios sustentáveis em Porto Velho - Impacto Rondônia

Parceria com a Fundação Certi incentiva a criação de negócios sustentáveis em Porto Velho

Canova explica que quanto mais uma empresa cresce, mais ele deve ajudar o meio ambiente

Porto Velho, RO - O desenvolvimento de negócios sustentáveis foi debatido durante a Oficina Prática de Bioeconomia, desenvolvida pela Fundação Certi e pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), voltada a empreendedores que atuam com negócios sustentáveis e que querem alavancar sua marca ou produto, acessando financiamentos. A pauta fez parte da segunda edição do ICLEI Amazônia e do 1º Fórum de Sustentabilidade, realizados na última semana pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH).

A oficina teve como objetivo instigar o pensamento empreendedor dos participantes, levando em consideração a sustentabilidade na hora de estruturar um modelo de negócio. De acordo com Gustavo Canova, pesquisador da Fundação Certi - instituição que trabalha com desenvolvimento de tecnologias e projetos de empreendedorismo, negócios sustentáveis são aqueles que visam a colaboração com o meio ambiente.

“Os negócios de impacto são aqueles que têm um viés e são voltados para gerar um impacto positivo no meio ambiente ou na sociedade. São estruturados para isso. Os negócios sustentáveis seguem o ponto de vista de que quanto mais a empresa cresce, mais ela salva o planeta. Normalmente, a empresa quanto mais cresce, mais coisas têm para mitigar, mais problemas têm para resolver. E esses negócios devem ser pensados para quanto mais vender, mais eu ajudo o meio ambiente, mais eu reduzo a emissão de carbono, mais eu ajudo a levar recursos para uma população vulnerável”, explicou.

Dill conta que foi através da parceria, que a Jornada Amazônia foi desenvolvida

Cerca de 20 participantes foram capacitados durante a atividade, que foi desenvolvida no período da manhã e da tarde. O pesquisador explicou ainda que a maioria dos alunos presentes já haviam se inscrito no programa ‘Sinapse da Bioeconomia’, promovido pela Fundação Certi, para garantir mecanismos financeiros na estruturação de negócios sustentáveis.

“Boa parte dos empreendedores já tinham se inscrito num programa que a gente tem na Fundação Certi, que é o Sinapse da Bioeconomia, onde a gente investe R$ 70 mil em ideias de negócio. Muitos deles já haviam se inscrito e não foram aprovados. Nós já sabíamos que eram boas ideias que dava para trabalhar e melhorar para no próximo ano serem aprovadas. Com certeza, muitos deles vão ter uma grande chance de ser aprovados em uma próxima edição”, finalizou.

PARCERIA

Leandro Dill, diretor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, explicou que a parceria com a fundação Certi é desenvolvida desde o primeiro semestre de 2023, e foi por meio do trabalho em conjunto que foi desenvolvida a Jornada Amazônia, uma série de editais de fomento direcionada para empreendimentos da área de bioeconomia na Amazônia.

“Pela primeira vez, Porto Velho, que nunca figura nos rankings de projetos submetidos dessas oportunidades, ficou em quarto lugar em projetos submetidos e projetos aprovados. E agora, durante o evento do segundo encontro ICLEI Amazônia e primeiro Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho, vimos a oportunidade de fazer uma segunda rodada, tendo em vista que em breve devem abrir novamente os editais da Fundação Certi para fomento de projetos na área de bioeconomia. Essa parceria reforça o papel estratégico da Prefeitura no debate e na discussão da sustentabilidade na região Amazônica, e também consolida a visão e o compromisso do prefeito Hildon Chaves com relação às ações para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Parceria com a Fundação Certi incentiva a criação de negócios sustentáveis em Porto Velho Parceria com a Fundação Certi incentiva a criação de negócios sustentáveis em Porto Velho Reviewed by Da Redação on outubro 23, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.