Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos - Impacto Rondônia

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos


Todos empreendedores e artesãos do Giro têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem)

Porto Velho, RO - "De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores. Sempre em movimento, sua jornada iniciou nas ruas de Porto Velho, pelo comércio, cartórios, clínicas em que ela vendia seus bolos de pote.

A virada de chave surgiu com a oportunidade de participar do Giro Empreendedor, quando ela percorria a cidade com as feiras. Hoje, uma empresária do ramo de doces e acostumada com o movimento, já abriu duas lojas que oferecem, além do bolo que é carro-chefe da casa, cafés da manhã e lanches.

GIRO EMPREENDEDOR

O fomento à economia solidária, a geração de renda e a possibilidade de mudança de vida são alguns dos objetivos da feira de artesanato itinerante "Giro Empreendedor", criada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS).

Em 2018, Romária saiu de Rio Branco, no Acre, para morar em Porto Velho. Inicialmente, passou a vender bolos de pote na rua, como ambulante. Romária não tinha pretensões de empreender, mas a demanda por seus bolos de pote cresceu e, durante a pandemia, ela vendeu por delivery. De ambulante, ela passou a participar de feiras e se encontrou no Giro Empreendedor, fazendo sucesso com seus quitutes doces, bolos e ovos de páscoa.

A oportunidade de expor na feira itinerante vai além da venda, podendo ser o cartão de visitas de um profissional, seja do ramo de doces, salgados, plantas ou artesanatos, o contato do pequeno empreendedor com o público é transformador.


Bolos vendidos na rua deram início ao négocio

A primeira vez que Romária participou da feira foi marcante. "Me cadastrei e na mesma semana já fui chamada para participar, levei tudo que tinha pronto, cheguei às 16h na Praça das Três Caixas d'Água e às 18h já tinha vendido tudo, aquilo me deixou impactada, já queria ir todos os dias pro Giro".

"Digo que o porta-voz da nossa empresa foi o Giro, passei a ser conhecida por estar na feira em diversos lugares, girando pela cidade, nas praças, shopping, mercado cultural, no Ifro, começamos a conhecer novos clientes. Fora os treinamentos que recebemos, os incentivos".

"O Giro ajudou a mudar minha visão e passar por um processo como uma escada, degrau por degrau, para chegar aonde chegamos. Eu falo muito do Giro no Instagram e tenho alunos do Acre, que sempre perguntam sobre o Giro, se só tem em Porto Velho, e sim, a Prefeitura de Porto Velho oferece esse apoio na feira e para capacitações, é uma referência na região", relembra Romária.

CAPACITAÇÃO


Empresários e artesãos do Giro Empreendedor recebem capacitação

Todos os empreendedores e artesãos do Giro Empreendedor têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem), um dos serviços da Semdestur focado no empreendedor.

Segundo o DDS, em 2022 foram capacitados 200 empreendedores em três edições. Já em 2023, foram mais de 180 pessoas beneficiadas, em três edições que aconteceram na Praça CEU, na Vila Nova Teotônio e na sede da Semdestur, o “Ela Pode!”, focado em mulheres. As oficinas variaram de "Controle Financeiro", a "Boas Práticas e Manipulação de Alimentos", passando também pelo desenvolvimento pessoal e emocional para aprimoramento de negócios.

Romária relata que a vontade de impulsionar seu negócio surgiu através de uma capacitação. "Até então eu acreditava que ia ser sempre ambulante, feirante, eu não tinha o sonho, uma ideia formada de ter uma loja, mas quando comecei a fazer cursos e treinamentos, minha visão de empreendedora mudou para outro nível".

"Os cursos que seriam pagos, eu fiz pela Prefeitura, foram gratuitos e ajudou muito", diz.

EMPRESÁRIA

Com a visão de mundo ampliada, Romária assumiu sua versão empresária e professora de tudo aquilo que a fez crescer: doces e empreendedorismo.


Bolos no pote fazem sucesso

"Em 2022, comecei a focar em abrir uma loja. Como ambulante, eram bolos de pote que faziam sucesso, já no Giro Empreendedor, fatias de bolo e o carro chefe: o bolo Red Velvet. Hoje em dia, na nossa loja "Due Love", vendemos os itens que ajudaram a construir minha caminhada no empreendedorismo, mas também já produzimos bolos de até sete andares por encomenda e diversos itens para delivery", conta.

Hoje, em 2024, a loja de doces da Romária tem duas unidades, uma na av. José Vieira Caúla e outra na zona Leste de Porto Velho.

Romária se tornou uma empreendedora de sucesso que, além das lojas, hoje possui cursos de confeitaria presenciais e on-line e é mentora de mulheres empreendedoras.

DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

O Departamento é focado em pequenos empreendedores, capacitação, fomento ao comércio, na geração de renda para pessoas em vulnerabilidade que buscam crescer profissional e financeiramente. O Giro Empreendedor mudou a vida da Romária e ainda vai fazer muito mais por todos os mais de 180 empreendedores cadastrados.

Para expor no Giro Empreendedor, não é necessário pagar taxas, e as tendas são disponibilizadas pela Prefeitura. O cadastro é feito através deste formulário aqui ou através do número: (69) 98473-8216, em dias de semana, das 08h às 14h.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos Reviewed by Da Redação on maio 02, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.