Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos - Impacto Rondônia

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos


Equipes da Semob estão realizando diversas intervenções nos pontos afetados, tendo como foco áreas atingidas por alagamentos

Porto Velho, RO - Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta segunda-feira (15), representantes Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Obras (Semob) se reuniram para realizar intervenções nos principais pontos danificados, especialmente em áreas próximas a córregos, que sofreram alagações.

De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva que caiu durante o temporal foi de 80 milímetros, sendo o maior registrado durante o período chuvoso, o equivalente a um mês de chuvas dentro de três horas. O órgão monitora diariamente a previsão do tempo de Porto Velho, e realiza o mapeamento das áreas que apresentam riscos para a população.

“Nós estávamos no alerta laranja, nós sabíamos que viria uma grande chuva, mas não naquela proporção, uma proporção que chegou a aproximadamente 80 milímetros de chuva. E a expectativa para os próximos dias é que a gente continue com pancadas isoladas de chuva, mas num volume bem menor”, explicou Elias Ribeiro de Barros, coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil.

Equipes da Semob estão realizando diversas intervenções nos pontos afetados, tendo como foco áreas atingidas por alagamentos. Atividades como limpeza de canais e recolhimento de entulhos foram feitas pela secretaria.


Para facilitar escoamento da água, a Semob executou mais de 5 mil metros de limpeza de canais apenas este ano

O titular da pasta, Diego Lage, explica que obras de drenagem profunda e escoamento por meio fio e sarjeta foram executadas pela secretaria, mas o maior problema enfrentado é o grande número de resíduos que são jogados nos córregos e bueiros, atrapalhando o escoamento da água.

“Nós estamos realizamos diversas obras, mais de 750 quilômetros de asfalto já executado em Porto Velho, e toda a sua totalidade a gente tem drenagem, tanto a drenagem superficial, que é através do escoamento de meio fio e sarjeta, ou a drenagem profunda, que é através através de galerias e manilhas. Infelizmente nos deparamos com essa quantidade enorme de lixo jogados à beira dos canais, além de somado a isso, as casas construídas dentro do leito do rio, não respeitando as Áreas de Preservação Permanente. Nós precisamos dessa área para as máquinas poderem fazer a limpeza dos canais”.

LIXO

Mais de 3,5 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidos das ruas de Porto Velho apenas no primeiro trimestre. Para facilitar o escoamento da água, a Semob executou mais de 5 mil metros de limpeza de canais apenas este ano. Além disso, a limpeza de canais, ruas, avenidas, córregos e redes de drenagem é feita diariamente. O secretário faz um alerta para que o descarte de resíduos seja feito corretamente.

“Estamos buscando cada dia mais fazer um asfalto com consciência, com asfalto e drenagem, mas, se a gente não juntar com o esforço da população, de nos ajudar, de não jogar lixo no canal, não fazer casa na beira do canal, com toda certeza nós seremos uma cidade mais limpa, com menos alagamentos, uma cidade bem melhor para se viver. A Semob realiza a limpeza de canais todos os dias, nós temos uma equipe exclusiva para isso, apenas este ano mais de 5 mil metros de limpeza foram feitas nesses canais, para aumentar a velocidade, o fluxo de água, e não deixar que o excesso de lixo obstrua as bocas dos bueiros, das manilhas”.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos Reviewed by ... on abril 16, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.