Vereador Everaldo Fogaça destaca importância da Ponte Brasil-Bolívia após anúncio de licitação - Impacto Rondônia

Vereador Everaldo Fogaça destaca importância da Ponte Brasil-Bolívia após anúncio de licitação


Vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS), destaca que ponte binacional vai trazer novas perspectivas para Porto Velho

Porto Velho, RO - O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) enfatizou a relevância da recente licitação para a construção da ponte binacional que ligará o Brasil à Bolívia, através da Rodovia BR-425, durante um anúncio realizado na última sexta-feira, dia 29 de dezembro. A notícia foi divulgada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia, André Santos.

O processo atual encontra-se na fase de análise da proposta apresentada pelo consórcio vencedor, com um prazo de 45 dias para a divulgação do resultado, seguido pela assinatura oficial do contrato de construção da ponte binacional.

A grandiosa obra está planejada para ter uma extensão de 1,22 quilômetros e largura de 17,3 metros, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 430 milhões e prazo de execução de 36 meses.

Para os brasileiros, a construção da ponte representa a concretização do "Projeto Saída para o Pacífico", abrindo caminho por território boliviano até os portos chilenos. Isso é especialmente significativo para a exportação de produtos brasileiros, oferecendo custos de transporte mais vantajosos em comparação aos portos nacionais, devido à menor distância.

Já para os bolivianos, a ponte simboliza a consolidação do Tratado de Petrópolis, garantindo à República da Bolívia acesso ao Oceano Atlântico por meio do território brasileiro, utilizando o porto de Porto Velho, em Rondônia.

O acesso no lado brasileiro terá início na margem do Rio Mamoré, estendendo-se até a rótula na interseção com o acesso à ponte, no km 142,7 da BR-425/RO, com aproximadamente 3,7 quilômetros de extensão. Do lado boliviano, o acesso terá cerca de 6 quilômetros, indo da cabeceira boliviana da ponte até a ligação determinada pelas autoridades bolivianas.

"Rondônia aguarda com expectativa a concretização desse projeto que promete fortalecer a integração entre Brasil e Bolívia, impulsionando o desenvolvimento econômico e a cooperação entre os dois países", finalizou o vereador Fogaça.


Vereador Everaldo Fogaça destaca importância da Ponte Brasil-Bolívia após anúncio de licitação Vereador Everaldo Fogaça destaca importância da Ponte Brasil-Bolívia após anúncio de licitação Reviewed by Redação on janeiro 03, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.