Sebrae realiza em Rondônia 2° Encontro de Integridade - Impacto Rondônia

Sebrae realiza em Rondônia 2° Encontro de Integridade

Sebrae realiza em Rondônia 2° Encontro de Integridade

Nesta terça-feira (05), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizou, em Porto Velho, o II Encontro de Integridade do Sebrae em Rondônia. Além do encontro presencial, no auditório da instituição, o evento também conta com transmissão online e reúne órgãos e instituições como
o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), Ministério Público (MP/RO), órgãos de controle municipalistas, além de entidades representativas, federações e os COLABORADORES de todo sistema Sebrae.

"Eventos como este são de grande importância não só no que se refere ao compliance, mas também às ações estratégicas que temos no Sebrae, pois ela norteia a segurança que precisamos ter no atendimento ao nosso público alvo e aos nosso parceiros. Este evento nacional coloca o Sebrae RO como referência no que se refere à integridade", destacou o superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos.

Dentro da programação, o gerente da URC do Sebrae RO, Samir Valle, e o gerente da Unidade de controladoria e compliance (UCC) do Sebrae Nacional, Gabriel Portela, apresentaram com mais detalhes o Programa de Integridade Corporativa do Sistema Sebrae e a atuação da Unidade de Riscos e Compliance (URC). 

A Cibersegurança também entrou na pauta do encontro, com uma palestra ministrada por Abian Lagisnetra, da Kimoshiro Cibersecurity, com foco nos pequenos e médios negócios, destacando as novas tecnologias e riscos digitais. A Cibersegurança também foi destacada pelo analista da UTIC do Sebrae Nacional, Felipe das Chagas.

"Este 2° Encontro de Integridade é de extrema importância para fortalecer os programas de Integridade, Compliance, Anuência e disseminação de boas práticas não só no Sistema Sebrae, mas também junto às Micro e Pequenas Empresas. É importante salientar que este é um trabalho desenvolvido pela Unidade de Risco e Compliance, onde trouxemos grandes especialistas a nível nacional, o que confirma o comprometimento com a transparência e preocupação com boas práticas dentro da instituição", ressaltou o vice-presidente do Conselho Deliberativo e coordenador de Compliance do CDE do Sebrae RO.

O II Encontro de Integridade do Sebrae em Rondônia contou ainda com a colaboração do Sebrae SP, por meio da participação da encarregada de Dados, Juliana Callado, que abordou o Desenvolvimento de Soluções LGPD para agentes de pequeno porte e como o Sebrae pode ajudar na prevenção de aplicações de sanções.

 Por sua vez, o Sebrae PR enviou para Rondônia o analista da Unidade de Integridade Corporativa (UIC), Cláudio Eduardo de Assis, que discorreu sobre a "importância do processo de due dilligence no contexto dos Programas de Integridade. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais também foi abordada por Geraldo Pimenta, encarregado de Dados do Sebrae Nacional, que destacou as adequações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas à LGPD.

A programação deste segundo encontro teve início logo cedo pela manhã e avançou ao longo de todo o dia. Também foram abordados assuntos como as Boas Práticas de Avaliação de Programas de Governança em Privacidade de Dados nas organizações, pelo analista de Auditoria Interna do Sebrae Nacional, Daniel Miranda. Ao final da tarde, também foram realizados dois importantes painéis, um deles sobre Inteligência de Dados Corporativos, com a participação de Tito Rafael (Sebrae RS), Massud Badra (MP RO), Rafael Magalhães (Sebrae NA) e Samir Valle (Sebrae RO) e outro com foco nos "Desafios, oportunidades e a importância da ética e Ouvidoria no ambiente Corporativo", apresentado pelo assessor de Ouvidoria no TCE RO, Felipe Lima Guimarães.

"O II Encontro de Integridade é uma das ações da unidade de riscos e compliance no qual tem como objetivo principal fomentar seus colaboradores e demais partes interessadas o conhecimento nos temas do programa de integridade Corporativa, cibersegurança e LGPD e ainda, principalmente, fortalecer o pilar de comunicação e treinamento", finalizou o gerente da Unidade de Riscos e Compliance do Sebrae em Rondônia, Samir Alves Valle.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Sebrae realiza em Rondônia 2° Encontro de Integridade Sebrae realiza em Rondônia 2° Encontro de Integridade Reviewed by DA REDAÇÃO on dezembro 05, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.