Assembleia Legislativa homenageia decanos das Câmaras de Vereadores de Rondônia - Impacto Rondônia

Assembleia Legislativa homenageia decanos das Câmaras de Vereadores de Rondônia


Sessão solene e votos de louvor reconhecem trajetória de atuação pública e serviços prestados pelos parlamentares municipais rondonienses.

Porto Velho, RO - Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (21), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) homenageou os decanos (membros mais antigos) das Câmaras de cada município rondoniense no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos.

A execução do Hino de Rondônia ficou sob a responsabilidade de dois membros do coral "Vozes do Legislativo", da própria Alero: Diego e Tauane.

A abertura da cerimônia foi feita pelo deputado estadual Ribeiro do Sinpol (Patriota), que representou o presidente da Alero, Marcelo Cruz (Patriota). “É uma oportunidade única, onde estamos comemorando durante toda esta semana os 40 anos da nossa Constituição. Um evento muito importante, no templo da democracia, a homenagem de todos os vereadores decanos das Câmaras Municipais. Algo histórico para todos nós, onde agradecemos a presença de todos. Aqui estamos fortalecendo todas as nossas instituições”.


Deputados conduziram as homenagens aos vereadores dos municípios rondonienses (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Ele completou: “É a oportunidade de manter um bom relacionamento do Poder Legislativo com o Judiciário e o Executivo. E isso se estende aos legislativos municipais, onde fazem essa relação nas cidades”.

O líder do Governo na Alero, deputado Laerte Gomes (PSD) parabenizou “a Assembleia Legislativa pela comemoração dos 40 anos da nossa Constituição, nossa Carta Magna. Essas comemorações que começaram ontem [segunda, 20], homenageando nossos deputados constituintes e que segue hoje. Deixar um abraço especial para a presidente da Câmara de Ouro Preto d’Oeste e presidente da Ucaver, União das Câmaras e de Vereadores de Rondônia, Rosária Helena, que já foi deputada estadual e contribuiu muito conosco”.

Laerte ainda seguiu: “Na minha concepção, vereador é o cargo mais difícil de se eleger e de se manter, pois é ele que está diretamente em contato com a comunidade, que recebe a população cedo. Ele é aquele que cobra as obras que beneficiem a cidade, que está em contato com o prefeito, pedindo as benfeitorias. São os vereadores que fazem os deputados também serem eleitos, pois enviamos os recursos para as cidades e eles que fiscalizam as licitações e obras. Todos têm meu respeito e a minha parceria”.


Deputado Laerte Gomes foi homenageado por assumir a presidência do Parlamento Amazônico Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

O primeiro-secretário da Alero, deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), destacou que “é uma alegria muito grande ter todos os vereadores na Casa do Povo, especialmente a vereadora Rosária Helena, presidente também da Ucaver. Um momento especial para todos os deputados estaduais, que é a comemoração dos 40 anos da nossa Constituição Estadual, nossa Carta Magna, que nasceu moderna e antes mesmo da nossa Constituição Federal. Nasceu dando autonomia aos poderes constituídos”.

Cirone ainda reforçou que “Rondônia é um estado que dá oportunidade às pessoas que acreditam. Nas décadas de 70 e 80 viemos integrar esse estado, com o lema ‘Integrar para não Entregar’. Viemos constituir esse estado, desbravar as matas com nossas famílias. A nova fronteira agrícola, que leva alimentos para o Brasil e o mundo. E é essa população que elegeu seus representantes legítimos, que dão voz aos cidadãos. E hoje, esses decanos serão homenageados na nossa casa”.


( Cirone Deiró valorizou a homenagem aos vereadores na Casa de Leis (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

O deputado delegado Lucas Torres (PP) parabenizou “o nosso grande deputado e líder, Laerte Gomes, que foi o primeiro parlamentar de Rondônia a presidir o Parlamento Amazônico, com nove estados da Amazônia Legal. É importante para ter força com as bancadas federais e com o Governo Federal, levar as pautas essenciais para estes estados, especialmente para Rondônia. Uma conquista de todos. O senhor é uma referência para nós!”, afirmou ele.

Lucas Torres cumprimentou “nossa vereadora Rosária Helena, uma grande figura, que também já foi deputada. Somos a representação dos anseios da sociedade, onde a população deposita seus sonhos nas urnas. O parlamento vem de parlar, que é falar pela sociedade. Nós fiscalizamos, mas não executamos. Na hora de entregar a política pública, precisamos fazer um trabalho hercúleo para que o Executivo faça as obras e melhorias à população”.


Delegado Lucas destacou a importância dos vereadores (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

A presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto do Oeste e da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia, além de ex-deputada estadual, Rosária Helena agradeceu “primeiramente a Deus por nos dar essa oportunidade de viver essa manhã tão abençoada de hoje, com uma responsabilidade imensa.

Minhas pernas estão tremendo, depois de ouvir tantas falas tão boas e ter a responsabilidade de fazer um discurso. Eu gostaria de falar o nome de todos os meus colegas, vereadores e vereadoras, mas é muita gente. Temos vereadores de muito longe, de Norte a Sul, de Leste a Oeste participando dessa homenagem”.

Ela ainda reconheceu o papel essencial da “Assembleia Legislativa por propor essa homenagem aos decanos das 52 Câmaras Municipais. É muito importante esse reconhecimento e acontecer esses momentos. Os vereadores não eram lembrados, às vezes somente perto das eleições. Agora, a Assembleia tem reconhecido a importância do vereador e da vereadora nos municípios e para as pessoas. E também participar das comemorações dos 40 anos da Constituição Estadual”.


Rosária Helena agradeceu à Assembleia pela homenagem aos vereadores (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

O deputado estadual Pedro Fernandes (PTB) ainda lembrou a atuação do “presidente Marcelo Cruz, que é o coordenador da nossa Casa e o idealizador dessa semana de homenagens pelos 40 anos da nossa Constituição. Como todos falam, os vereadores são os para-choques, eles que estão lá com o cidadão. Sou um deputado municipalista, que está sempre em contato com as cidades. Sei da importância do mandato de cada vereador. Fui prefeito e sempre prestigiei todos, incluindo os de oposição”.

Fernandes ainda enalteceu o trabalho dos vereadores nos municípios rondonienses. “Democracia é isso aí e temos que respeitar, apesar das opiniões divergentes ou da questão política. Todos têm essa responsabilidade de representar a população da sua cidade. Sou um deputado que defende os municípios, os prefeitos e vereadores.

O vereador tem um papel importante e a força política. São eles que trazem as demandas para a gente fazer as propostas, emendas e até projetos de leis. As Câmaras de Vereadores estão sempre de portas abertas para nos receber”.


Vereadores compareceram em bom número ao plenário da Casa de Leis. (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Todos os deputados que compuseram a mesa da sessão solene entregaram um buquê de flores e o voto de louvor para a presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto d’Oeste e da Ucaver, Rosária Helena. Em seguida, os demais homenageados também receberam seus diplomas. Veja a lista completa a seguir:

Vereador/cidade:

- Adelmo Garcia – Alta Floresta d’Oeste
- José Antônio Carneiro Lins – Alto Alegre dos Parecis
- Paulo César Bergantin – Alto Paraíso
- Nelci Almeida da Costa – Alvorada d’Oeste
- Loureci Vieira de Araújo – Ariquemes
- Adriano de Almeida Lima – Buritis
- Milton Antunes da Silva – Cabixi
- Antônio Pereira da Silva – Cacaulândia
- Valdomiro Corá – Cacoal
- Claudecir Alexandre Alves – Campo Novo de Rondônia
- Francisco Aussemir de Lima Almeida – Candeias do Jamari
- Arlindo Assunção da Luz – Castanheiras
- José Ferreira da Silva – Cerejeiras
- Antônio Francisco Bertozi – Chupinguaia
- Martinho de Souza Rodrigues – Colorado d’Oeste
- Valdinei da Costa Espíndola – Corumbiara
- Mauro Sérgio Costa – Costa Marques
- Gilvan Soares Barata – Cujubim
- Cosmo de Novaes Ferreira – Espigão d’Oeste
- Antônio Marques Diógenes Cavalcante – Governador Jorge Teixeira
- Augustinho Figueiredo de Araújo – Guajará-Mirim
- Ailton José da Silva – Itapuã d’Oeste
- José Cláudio Gomes da Silva – Jaru
- Joziel Carlos de Brito – Ji-Paraná
- Reginaldo Marques da Silva – Machadinho d’Oeste
- Nildo Leal da Silva – Ministro Andreazza
- Adineudo de Andrade – Mirante da Serra
- Joel Rodrigues Mateus – Monte Negro
- Reginaldo Gama Pedroso – Nova Brasilândia d’Oeste
- Francisco Célio Brito Silva – Nova Mamoré
- Silvânia Maria da Silva – Nova União
- Marins Murbach de Oliveira – Nova União
- Vilson Prevê Peixer – Novo Horizonte d’Oeste
- Eudes Venâncio de Souza – Ouro Preto d’Oeste
- Luiz Carlos Valentim de Souza – Parecis
- Sérgio Aparecido Tobias – Pimenta Bueno
- Jesus Reginaldo da Cunha – Pimenteiras d’Oeste
- Ellis Regina Batista Leal Oliveira – Porto Velho
- Benito Alves da Cruz – Presidente Médici
- Walter dos Santos – Primavera de Rondônia
- Joaldo Gomes de Carvalho – Rio Crespo
- Eliomar Monteiro da Silva – Rolim de Moura
- José Wilson dos Santos – Santa Luzia d’Oeste
- Edmar Inácio Rosa – São Felipe d’Oeste
- Hermes Bordignon – São Francisco do Guaporé
- Celma Mezabarba Silva – São Miguel do Guaporé
- Wilson Pereira da Silva – Seringueiras
- José Anízio da Rocha – Teixeirópolis
- César Aparecido dos Santos – Theobroma
- Gilmar Gusmão – Urupá
- Romildo Lemos de Meira – Vale do Anari
- Adenilson Cabral de Souza – Vale do Paraíso
- Ronildo Pereira Macedo – Vilhena

Fonte: ALE/RO
Assembleia Legislativa homenageia decanos das Câmaras de Vereadores de Rondônia Assembleia Legislativa homenageia decanos das Câmaras de Vereadores de Rondônia Reviewed by Da Redação on novembro 22, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.