Governo de Rondônia dá novo prazo para alunos do ensino médio serem capacitados ao mercado de trabalho na área tecnológica

Governo de Rondônia dá novo prazo para alunos do ensino médio serem capacitados ao mercado de trabalho na área tecnológica


O projeto lançado pelo governo estadual tem por objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho

Porto Velho, RO - Alunos do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino, nos 52 municípios de Rondônia, inscritos no Cadastro Único – CadÚnico, têm até o dia 31 deste mês para se inscreverem no processo seletivo dos seis cursos oferecidos pelo Governo do Estado com o Projeto Jovem Criador, lançado em 26 de setembro. Coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, o projeto teve as inscrições prorrogadas para atender aos alunos que enfrentaram dificuldade para efetuar a inscrição.

Os cursos disponibilizados são na modalidade remota e contemplam os eixos tecnológicos de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, do projeto. A proposta do governo estadual é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos jovens em Rondônia, através da capacitação profissional, oportunizando meios para que possam se organizar e produzir serviços adequados na área da inovação tecnológica.

Para o governador Marcos Rocha, o projeto idealizado pela Seas é importante porque incentiva os alunos a ingressarem no mercado de trabalho ainda jovens, sem abandonar o ensino médio. “E para aqueles que não têm computadores e internet em casa, o projeto também estabelece a disponibilidade dessas ferramentas nas escolas”, lembrou o governador.

O edital de prorrogação foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20) e pode ser acessado através do link: https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/SEI_0042809709_Edital_2.pdf

Ao todo são 240 vagas ofertadas pelo governo estadual, distribuídas pelos cursos de Marketing Digital, com carga horária de 24h; Técnicas para Criação de uma Loja Virtual, 42h; Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor, 30h; Marketplace como Estratégia de Negócios, 25h; Google ADS na Prática, 18h; e Videomaker, 40h.

PREMIAÇÃO

Com base no projeto, ao final dos cursos os alunos receberão certificado e concorrerão a prêmios conforme a área, como notebook (Técnicas para Criação de uma Loja Virtual), câmera digital e tripé (Marketplace como Estratégia de Negócios), smartphone (Marketing Digital e Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor), câmera digital e fone de ouvido (Google ADS na Prática) e notebook, kit iluminação, gravador e microfone (Videomaker)

Além de estar na base do CadÚnico há pelo menos 24 meses, o processo seletivo estabelece renda per capita familiar de até um salário mínimo, uma vez que a intenção da Seas, ao idealizar o projeto, foi viabilizar a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

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