Cemetron alerta sobre casos de picadas de animais peçonhentos em época de chuvas - Impacto Rondônia

Cemetron alerta sobre casos de picadas de animais peçonhentos em época de chuvas


O Cemetron é uma unidade com atendimento de pronto socorro 24h

Porto Velho, RO - No Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos (picada de cobras), comemorado em 19 de setembro, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron registrou neste ano, 150 acidentes por animais peçonhentos, sendo 110 de picadas por cobras, com isso, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau alerta sobre a prevenção, essencialmente nesta época de chuvas, e quais os primeiros socorros que devem ser realizados após o acidente ofídico, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os riscos.

A enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Giceli Baian destacou que, a notificação do caso é feita em parceria com os médicos e a equipe de enfermagem do pronto atendimento, é de suma importância essa comunicação em até 24 horas, para realização do tratamento sem complicações e enfatiza os cuidados que a população precisa para evitar ataques.

“A comunidade precisa estar ciente de formas de prevenção, em época de temporais, o uso de botas com cano alto, perneira de couro e botinas evitam 80% dos acidentes, cobras gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos, então em ambientes assim, cuidado ao mexer em pilhas de lenha, milho ou cana. Vale ressaltar que, onde há ratos, há cobras, então é necessário manter limpos paióis e terreiros, não deixar amontoar lixo”, afirmou a enfermeira.

SERVIÇO

O Cemetron é uma unidade especializada ao atendimento e acompanhamento de adultos que tiveram em acidentes com animais peçonhentos, com uma equipe multiprofissional, a qual estudam o caso clínico do paciente e é feito o encaminhamento à farmácia para a solicitação do soro antiofídico, e será acompanhado por uma equipe de enfermagem, médica, nutricional, serviço social e fisioterapeutas até o encerramento do tratamento.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha enfatizou sobre a importância acerca do serviço. “Nossos profissionais estão capacitados para realizar o atendimento necessário com a população, é de extrema relevância a vítima por acidente com animais peçonhentos sem encaminharem o mais rápido ao Cemetron, para o início e eficácia do tratamento”, evidenciou.

A unidade Cemetron fica localizada na Avenida Guaporé, n° 215; Bairro: Lagoa, Porto Velho, com atendimento de pronto socorro 24h.

PRIMEIROS SOCORROS

  • Lavar o local da picada apenas com água e sabão;
  • Manter o paciente deitado e hidratado;
  • Procurar o serviço médico mais próximo; e
  • Se possível, levar o animal ou tirar foto do animal para identificação;


Cemetron alerta sobre casos de picadas de animais peçonhentos em época de chuvas Cemetron alerta sobre casos de picadas de animais peçonhentos em época de chuvas Reviewed by Da Redação on setembro 20, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.