Workshop de Hepatites Virais marca início das ações de conscientização contra a doença - Impacto Rondônia

Workshop de Hepatites Virais marca início das ações de conscientização contra a doença


Abertura da campanha de vigilância, prevenção e controle da infecção acontece na sexta-feira (7)

Porto Velho, RO - Começou nesta quinta-feira (6), o I Workshop de Hepatites Virais de Porto Velho, realizado mediante parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). O evento, voltado para capacitação de acadêmicos e profissionais de saúde, também marca o início da campanha Julho Amarelo, lançada oficialmente nesta sexta-feira (7) e que busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da infecção.

A abertura do workshop tratou sobre a “Atualização dos Tratamentos das Hepatite B e C”, apresentada pela médica infectologista do Serviço de Atendimento Especializado Municipal (SAE), Lourdes Borzacov, e integrante do Programa de Hepatites Virais do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem).

Segundo a médica, as pessoas com hepatites B ou C podem ter uma excelente qualidade de vida, mas o diagnóstico da doença precisa ser precoce e é preciso que o paciente siga o tratamento e as orientações corretamente.

“As hepatites B e C podem se transformar em um problema sério de saúde quando descobertas tardiamente. Por isso, a gente orienta que a população procure as unidades de saúde para realizar o teste rápido, mesmo sem apresentar sintomas”, explica a médica.

Em seguida, Arlete Baldez, gerente técnica da vigilância epidemiológica da Agevisa, apresentou o “Perfil Epidemiológico das Hepatites Virais em Rondônia”. Os dados apontam que Rondônia possui o maior número de casos da hepatite D, desenvolvida a partir da hepatite B.


Médica infectologista do SAE, Lourdes Borzacov

“A hepatite D só existe se a pessoa tiver a hepatite B e para ambas a maior e melhor prevenção é a vacina, que está disponível para todos a população. Devido ao elevado número de casos da forma B da doença, somos considerados uma região super endêmica de hepatites, numa faixa etária jovem. Hoje, a doença representa problemas de saúde pública no nosso estado. Melhoramos, mas gostaríamos de estar numa melhor posição”.

Rita de Cássia, enfermeira da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), participou durante a manhã do evento. Segundo ela, a vivência e os conteúdos vão aprimorar o trabalho e melhorar os cuidados aos pacientes.

“É fundamental essa educação continuada, essas capacitações, principalmente para esses profissionais que atuam em regiões mais longínquas, distantes dos grandes centros. Com conhecimento, podemos melhorar a qualidade do atendimento e, em muitos casos, conseguir detectar o problema precocemente e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

O Workshop de Hepatites Virais de Porto Velho continua na tarde desta quinta-feira (6) e durante a manhã de sexta-feira (7).


Evento acontece no Hotel Rondon e marca o início das atividades

Já a abertura da campanha Julho Amarelo 2023 acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 8h30, no Hotel Rondon e marcará o início das atividades alusivas à data.


HEPATITE

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Nem sempre apresenta sintomas, quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E.

Saiba mais sobre as Hepatites aqui.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Workshop de Hepatites Virais marca início das ações de conscientização contra a doença Workshop de Hepatites Virais marca início das ações de conscientização contra a doença Reviewed by Da Redação on julho 07, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.