Sedam participa de Encontro dos Extrativistas de Rondônia, em Guajará-Mirim - Impacto Rondônia

Sedam participa de Encontro dos Extrativistas de Rondônia, em Guajará-Mirim


O evento contou com a participação de órgãos parceiros

Porto Velho, RO - Com o objetivo de abordar temas necessários às reservas extrativistas do Estado, o Governo de Rondônia se fez presente, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, no Encontro dos Extrativistas de Rondônia, que ocorreu no município de Guajará-Mirim, entre os dias 16 e 18 de junho.

Promovido pela Organização dos Seringueiros de Rondônia – OSR, o evento contou com a participação de órgãos parceiros, como associações voltadas à defesa ambiental, etnoambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, juntos puderam tratar de assuntos relevantes sobre as Reservas Extrativistas – Resex.

O encontro dos extrativistas deste ano tratou sobre pautas voltadas ao fomento à cadeia produtiva da borracha; mudanças climáticas; serviços ambientais e os impactos nas Resex; os territórios extrativistas frente aos projetos propostos em Rondônia: mudança no ZEE-RO; desafetação de Unidades de Conservação – UCs e mineração em áreas protegidas.

O governador Marcos Rocha pontuou que, a realização desses encontros propiciam momentos importantes para tratativas essenciais sobre as Resex. “O evento como espaço para debater sobre as áreas protegidas do Estado traz benefícios a todos os interessados, e principalmente ao meio ambiente”, frisou.

Durante o encontro, a Coordenadoria de Unidade de Conservação – CUC destacou a importância das ações que mitiguem as mudanças climáticas e a necessidade de que tais ações estejam em alinhamento com o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais que nelas residem.

Foram apresentadas as ações em andamento na coordenadoria, como projetos voltados às cadeias produtivas nas Resex; monitoramento da fauna e flora; manejo de controle do Pirarucu, além de ações de fiscalização traçadas de forma estratégica, para conter os ilícitos ambientais que permeiam as UCs.

De acordo com o coordenador da CUC, Thales Quintão Chagas, a participação neste encontro tem total relevância para o Estado, visto que a Coordenadoria faz a gestão de 21 Reservas Extrativistas, o que corresponde à aproximadamente 42% das Unidades de Conservação estaduais.

“Em eventos como esse, se fazer presente, propicia uma gestão participativa, visto que o encontro conta, tanto com membros da Administração Pública quanto da sociedade civil, que juntos buscam cumprir com os objetivos de criação das Resex.

Através do encontro, tivemos a oportunidade de mostrar ações desenvolvidas em prol dos povos e comunidades tradicionais, além de apresentar propostas de atuação nas referidas áreas, do mesmo modo que ouvimos os comunitários para vislumbrar formas de atendimento às demandas”, finalizou Thales Quintão.


Sedam participa de Encontro dos Extrativistas de Rondônia, em Guajará-Mirim Sedam participa de Encontro dos Extrativistas de Rondônia, em Guajará-Mirim Reviewed by Da Redação on junho 22, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.