Sedam leva ações de educação ambiental às aldeias indígenas de Alto Alegre dos Parecis e Parecis - Impacto Rondônia

Sedam leva ações de educação ambiental às aldeias indígenas de Alto Alegre dos Parecis e Parecis


Técnicos da Sedam realizaram palestras de esclarecimentos

Porto Velho, RO - Com o objetivo de assegurar o reconhecimento e a consolidação dos direitos dos povos indígenas e fomentar a cultura dos povos originários, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou nos dias 15 e 16 de junho, uma visita técnica ao Território Indígena Rio Mequens, localizado no município de Alto Alegre dos Parecis e Território Kwazar do Rio São Pedro, em Parecis.

A visita atende ao Programa Estadual de Educação Ambiental em Terras Indígenas – Peatir, visando atingir as metas para o fortalecimento de políticas públicas de valorização e proteção dos Povos Indígenas, por intermédio da Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas – PNGATI. A ação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Povos Indígena – Copin.

Durante a visita, os técnicos da Sedam realizaram palestras de esclarecimento sobre os salvaguardas socioambientais, projetos de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal, incluindo também, a conservação e aumento dos estoques de carbono florestal e o manejo sustentável das florestas – REDD+, Mercado de Carbono, monitoramento dos territórios com uso do geoportal e educação ambiental, em parceria com a Coordenadoria de Geociência – Cogeo, Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam e Diretoria de Governança Climática – Dgovclima.

As atividades foram desenvolvidas na aldeia indígena Tsupypary T.I. Rio Mequéns e aldeia indígenas Nova Kwazar T.I Kwazar do Rio São Pedro. Todas as ações desenvolvidas obedecem às competências da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai.

Para o governador Marcos Rocha, as ações de educação ambiental junto às comunidades dos povos originários, reafirmam o papel relevante que os mesmos desempenham no desenvolvimento local. “Esses programas levam aos povos indígenas informações importantes, que contribuem com a conservação ambiental. Os assuntos apresentados incentivam a população local a continuar participando ativamente das atividades de vigilância, fiscalização e proteção à natureza ”, destacou.

De acordo com Waldemir Barabada Coiryn, da Coordenadoria de Povos Indígenas, a ação serviu para que a equipe levasse orientações às duas etnias e três aldeias, oportunizando acesso a ferramentas que contribuem para o acompanhamento dos territórios indígenas.

“Os indígenas são muito comprometidos com a preservação das florestas e os instrumentos que levamos até as comunidades, são aliados importantes para a sequência dos trabalhos. As informações passadas pela Copin junto às políticas públicas de governança climática, fortalecem os povos indígenas na busca pela preservação do meio ambiente”, evidenciou.


Sedam leva ações de educação ambiental às aldeias indígenas de Alto Alegre dos Parecis e Parecis Sedam leva ações de educação ambiental às aldeias indígenas de Alto Alegre dos Parecis e Parecis Reviewed by Da Redação on junho 20, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.