O programa “Campo e Lavoura” que vai ao ar pela Rede TV! No próximo sábado das 7: 00 às 8:00
Porto Velho, RO - Apontando para uma produção de soja em 44,3 milhões de toneladas na safra 2022/2023, colocando-se no ranking mundial na terceira posição devendo encerrar a safra com uma produção de 151,3 milhões de toneladas de acordo com os últimos levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento, a produção de soja no Brasil segue liderada pelo estado de Mato Grosso, que vem puxando no vácuo as lavouras de Rondônia que na colheita de 23/24 projetam colher acima de 1,8 milhões de toneladas.
O programa “Campo e Lavoura” que vai ao ar pela Rede TV! No próximo sábado das 7: 00 às 8:00, acompanhou o embarque o desembarque de centenas de toneladas de açúcar, óleo comestível e farinha de trigo para países vizinhos. O Secretário de Agricultura, Luiz Paulo da Silva, ao lado do Diretor presidente da unidade do Porto na Capital, Fernando Parente viram de perto centenas de carretas lotadas de soja formando um comboio que transporta até 40 mil toneladas com o Rio Madeira cheio.
Além das cargas de alimentos oriundas do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, entre açúcar, e outros derivados, os comboios estão partindo lotados principalmente para o Peru. É um processo diferenciado o sistema de cargas e descargas num porto organizado com centenas de trabalhadores cumprindo suas tarefas.
O fato é que na safra passada Rondônia cultivou 466 mil hectares de lavouras, sendo que na atualidade saltou para 535 produzindo uma percentagem, que vai nivelar o norte com o sul do estado. No Vale do Jamari e Porto Velho, assim como ao longo da 429, no passado a colheita nivelava uma produção de 58 sacas de 60 quilos por hectare, agora está girando em torno de 60 sacas com o mesmo peso. A soja, o milho, a carne bovina, o café produzido em Rondônia, somados aos produtos cultivados em outras regiões formam um somatório que se destaca valorizando a economia desta área em desenvolvimento.
Fonte: Por José Luiz Alves
0 Comentários