Seminário de Saúde Mental para Jovens mobiliza municípios do Estado em torno do tema - Impacto Rondônia

Seminário de Saúde Mental para Jovens mobiliza municípios do Estado em torno do tema


O seminário foi realizado nas dependências do IFRO de Ji-Paraná

Porto Velho, RO – Aconteceu esta semana em Ji-Paraná o 1º Seminário Estadual de Saúde Mental dos Jovens Brasileiros, atividade voltada ao debate do tema entre autoridades e técnicos dos setores da saúde, educação e assistência social para estabelecer diagnósticos, trocar experiências e apresentar propostas e ideias para o enfrentamento das demandas relacionadas a questão.

O seminário foi promovido por iniciativa da deputada federal Jaqueline Cassol (PP), que no Congresso Nacional faz parte de comissão temática pertinente ao assunto, e que vem promovendo diversas ações em âmbito nacional visando buscar caminhos que venham ao encontro dos desafios que o assunto apresenta, que estão potencializados após o início da pandemia.

Girando em torno de palestras sobre suicídio, depressão, automutilação e dependência química, seguido por debates e apresentação de questionamentos e proposituras dos presentes, o seminário foi avaliado de forma positiva, e várias propostas e encaminhamentos foram levantados para serem levados à comissão nacional que trata do tema.

Entre as proposituras, os principais destaques são a revisão dos critérios para a instalação de unidade do CAPS nos municípios, que hoje tem como parâmetro o número de habitantes das e não a demanda de atendimento existente nas cidades, assim como mais investimentos e apoio dos governos do Estado e da União para se proporcionar atendimento de qualidade à população, dividindo a responsabilidade com as administrações municipais.

A deputada Jaqueline Cassol, que fez a abertura e o encerramento do seminário, louvou a participação e o interesse dos presentes, e se comprometeu em tentar estender o prazo do encerramento de atividades como esta por mais algum tempo, e caso isso ocorra organizar mais um evento em Rondônia, desta vez em Ariquemes.

O seminário foi realizado nas dependências do IFRO de Ji-Paraná, entre terça-feira 21 e quarta-feira 22, e contou com a participação de representantes de cerca de dez cidades de Rondônia, entre elas Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Nova Brasilândia, Alto Paraíso, Alta Floresta, Urupá e outras.

Fonte: Redação

Seminário de Saúde Mental para Jovens mobiliza municípios do Estado em torno do tema Seminário de Saúde Mental para Jovens mobiliza municípios do Estado em torno do tema Reviewed by Da Redação on junho 23, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.