Empresa asiática que controla o Galeão desiste do aeroporto e vai devolver terminal ao governo - Impacto Rondônia

Empresa asiática que controla o Galeão desiste do aeroporto e vai devolver terminal ao governo



PORTO VELHO, RO - A Changi, empresa de Cingapura que controla o aeroporto internacional do Galeão, decidiu deixar o negócio, segundo fontes ouvidas pela coluna. A decisão será formalizada possivelmente ainda nesta quinta-feira, após reunião do conselho da empresa em Cingapura.

A decisão da Changi de sair do Brasil acontece após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negar, no início do mês, pedido de reequilibrio financeiro do aeroporto. A empresa calcula em R$ 7,5 bilhões as perdas com a pandemia e tentava abater essas perdas das outorgras a serem pagas até o fim do contrato, que vai até 2039.

No entendimento da Anac, porém, a proposta jogaria para o governo o risco da demanda ao longo da vigência do contrato.

O Galeão foi um dos aeroportos internacionais que mais sofreu com a pandemia e que mais tem demorado a recuperar a demanda. O aeroporto tem perdido passageiros não apenas para o Santos Dumont no Rio, mas também com Viracopos, Confins e Guarulhos.

A concessão do Santos Dumont para a iniciativa privada é outro risco para o negócio e que está pesando na decisão da Changi de sair do país.

A Changi venceu a concessão do Galeão como parceira minoritária da Odebrecht e da Infraero. Em 2017, em meio aos escândalos da Lava Jato, a Odebrecht vendeu a sua fatia para a Changi, que passou a deter 51% do aeroporto. A Infraero é dona dos outros 49%.

A saída da Changi deve acontecer de forma gradual.

Com a saída da Changi, já há quem especule que o governo federal poderia juntar Galeão e Santos Dumont no mesmo contrato de concessão.

Fonte: O Globo
Empresa asiática que controla o Galeão desiste do aeroporto e vai devolver terminal ao governo Empresa asiática que controla o Galeão desiste do aeroporto e vai devolver terminal ao governo Reviewed by DA REDAÇÃO on fevereiro 10, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.