Policiais Militares de Rondônia concluem a IV edição do Programa de Instrução da Força Tática Belmont - Impacto Rondônia

Policiais Militares de Rondônia concluem a IV edição do Programa de Instrução da Força Tática Belmont


Porto Velho, RO - O IV Programa de Instrução da Força Tática Belmont 2022, que teve por objetivo atualizar os conhecimentos dos policiais militares e padronizar procedimentos de patrulhamento com intuito de proporcionar o constante treinamento e aprendizado da tropa, foi encerrado na segunda-feira (17). O aperfeiçoamento foi promovido pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O programa teve duração de nove dias, ocorrido no período entre 7 e 14 de janeiro, com um total de 50 horas aulas teóricas e práticas. Concluíram o programa 16 policiais militares do 5° BPM e 4 militares que compõem o efetivo do 1° e 9° BPM.

O treinamento continuado e a atualização de conhecimentos devem ser praxe na carreira do policial militar. Com essa finalidade as atividades de ensino no âmbito da PMRO são reguladas para que seja possível treinar e instruir o policial militar mesmo sem o advento de cursos ou estágios, havendo previsão em legislação específica os Programas de Treinamento e Programas de Instrução, este último caracterizado pelo objetivo de nivelar procedimentos e conhecimentos, outrora denominados Instruções de Nivelamento de Conhecimento, as famigeradas “INC”.

Em sua 4ª edição o Programa de Instrução da Força Tática Belmont, foi composto por instruções afetas a área do patrulhamento tático, tais como: Doutrina de Patrulhamento Tático, onde foram apresentados ao histórico, os valores e os preceitos da atividade; Treinamento Físico Militar; Defesa Pessoal; Técnicas de Sobrevivência Policial; Técnicas Policiais; Técnicas de Abordagem Policial; Primeira Intervenção em Crise; Técnicas de Condução Policial Automotiva; Noções de Patrulhamento Rural, Noções de Choque Ligeiro, APH em Combate (Protocolo MARC I) certificado pelo comitê Brasileiro de APH em Combate; e Armamento Munição e Tiro.

Considerado um dos requisitos para que o policial militar possa ser incorporado ao pelotão de Força Tática os concludentes tornam-se aptos a realizar o estágio na Força Tática de suas respectivas unidades e, após avaliação dos seus comandantes e demais membros do grupo serem cotados ou não para fazer parte deste consagrado grupo.

HOMENAGEM

Na ocasião, o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, foi convidado a entregar o Destaque Operacional Sesdec, para uma guarnição do 5° Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Belmont, comandada pela cabo Freitas, auxiliada pelo soldado Rossi e soldado Rivero que reanimou uma criança asfixiada por secreção, no primeiro dia do ano de 2022.

A guarnição policial realizava o patrulhamento no bairro Mariana, zona Leste da Capital, momento em que a equipe avistou uma mãe em estado de desespero, uma vez que seu filho estava sem fôlego e encontrava-se desacordado. Neste momento a guarnição prestou socorro, aplicando a técnica de primeiros socorros, chamada de “Manobra de Heimlich”, e ainda aspiração nasal para retirada da secreção.

Segundo o secretário, a sensação que a cabo Freitas teve, após a ação, ao ver a criança que reanimou, deve ter sido maravilhosa. “Vamos imaginar a sensação da cabo Freitas ao ver a criança voltar a si, ao saber que ela está fora de perigo. Eu imagino que é muito emocionante a sensação de ter sido instrumento de Deus para trazer a vida de volta a essa criança. E saiba que essa lembrança vai ficar na memória e na carreira de vocês pelo resto da vida. Vocês três representaram a fibra, a garra, a vontade de servir e proteger da Polícia Militar do Estado de Rondônia”, pontou o secretário.


Texto: Isabela Pereira
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia
Policiais Militares de Rondônia concluem a IV edição do Programa de Instrução da Força Tática Belmont Policiais Militares de Rondônia concluem a IV edição do Programa de Instrução da Força Tática Belmont Reviewed by DA REDAÇÃO on janeiro 20, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.