Banner 970x250


Ariquemes, RO, recebe título oficial de 'Capital do Tambaqui'

Ariquemes, RO, recebe título oficial de 'Capital do Tambaqui'

Reconhecimento foi dado através de lei estadual, publicada no Diário Oficial. Município de Ariquemes é maior produtor de tambaqui do estado.

Porto Velho, RO - 
O município de Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho, recebeu nesta semana o título de "Capital do Tambaqui".

O reconhecimento foi dado através da lei estadual N° 5.264, aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia e assinada pelo governador Marcos Rocha (PSL).

Segundo a lei publicada em Diário Oficial (Diof), a partir de agora fica concedido "o título de Capital do Tambaqui à cidade de Ariquemes".

A cidade recebeu essa reconhecimento porque é a maior produtora do peixe em Rondônia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2020, conforme último dado da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Ariquemes foi responsável por 8 dos 39 mil quilos de tambaqui produzidos no estado.

É em Ariquemes que também acontece uma das maiores festas envolvendo o peixe. No Festival do Tambaqui são assadas, simultaneamente, centenas de bandas do peixe para a população.

Ainda segundo o IBGE, cerca de 40% de toda produção nacional de tambaqui é de Rondônia, sendo que Ariquemes lidera a produção estadual. Em 2020, a exportação estadual de tambaqui aumentou 648%.

Tambaqui de 28 quilos

O tambaqui é o segundo maior peixe de escamas no Brasil (o primeiro é o pirarucu). É um peixe nativo da bacia amazônica, com um sabor e textura que agrada o paladar do brasileiro.

Em 1998, um tambaqui de 28,5 kg fisgado pelo pesquisador Laerte Alves no rio Guaporé, em Rondônia, representou um recorde mundial mantido por 9 anos (assista abaixo).

O recorde de Rondônia foi quebrado em 2007, com um tambaqui de 32,4 quilos fisgado em Lago Grande, no Amazonas.

Fonte: G1/RO
DA REDAÇÃO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem