
Sanae Takaichi faz história ao vencer disputa e abrir caminho para liderar o governo japonês. (Reprodução/Instagram/@takaichi_sanae).
Por Pedro Taquari
Porto Velho, RO - A deputada Sanae Takaichi foi eleita como presidente do Partido Liberal Democrata (LDP), do Japão, em uma disputa interna que a coloca no caminho para se tornar a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-ministra do país.
Takaichi, de 64 anos, derrotou no segundo turno o ministro da Agricultura, Shinjiro Koizumi, que tem 44 anos e é filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi. A votação interna terminou com 185 votos para Takaichi contra 156 para Koizumi.
A eleição aconteceu após a renúncia de Shigeru Ishiba como líder do LDP e primeiro-ministro, motivada pelas recentes perdas eleitorais do partido e desgaste junto ao eleitorado.
O fato de Takaichi liderar o LDP coloca-a como favorita a ser confirmada primeira-ministra em votação parlamentar prevista para meados de outubro. O LDP continua sendo o partido mais numeroso na Câmara Baixa, e a oposição está fragmentada.
Takaichi é identificada como uma figura conservadora dentro do LDP, próxima à ala que defendia o legado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. Entre seus compromissos declarados estão políticas econômicas de estímulo fiscal, fortalecimento da segurança nacional, e uma postura cautelosa sobre imigração.
A escolha de Takaichi representa uma mudança simbólica na política japonesa, marcada historicamente por lideranças masculinas, embora muitos dos desafios do país (envelhecimento populacional, custos de vida e instabilidade econômica) ainda sejam urgentes.
Tags:
Mundo