Marcos Rogério pede esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre destruição de dragas no Rio Madeira

Marcos Rogério pede esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre destruição de dragas no Rio Madeira

“É necessário responsabilizar quem erra, sim. Mas jamais à custa do meio ambiente e da vida de quem depende do Rio Madeira para sobreviver”, concluiu

Porto Velho, RO -
A Comissão de Infraestrutura aprovou, nesta terça-feira (16/09), requerimento solicitando informações ao Ministério da Justiça sobre a operação da Polícia Federal que resultou na destruição de 71 dragas no Rio Madeira, nos municípios de Manicoré e Humaitá.

O pedido questiona a legalidade da ação e solicita esclarecimentos sobre as instruções que determinaram o bombardeio de alvos fluviais, áreas ribeirinhas e a destruição de balsas — muitas delas utilizadas como moradia por famílias da região.

Para o senador, o argumento de combate ao narcotráfico não se sustenta, já que nenhuma prisão foi efetuada durante a operação. “O que se vê é uma ação ilegal, criminosa, com a destruição de patrimônio e, o mais grave, com sérios prejuízos ambientais”, afirmou.

Marcos Rogério criticou ainda a contradição da operação: “Sob a justificativa de combater uma atividade ilegal, a PF acabou praticando outro crime, o ambiental. Destruir casas-balsas com explosivos provoca mortandade de peixes, polui a água que abastece comunidades ribeirinhas e aprofunda a crise social e econômica da região”.

O parlamentar defendeu que o Estado atue com firmeza para punir ilegalidades, mas sem transformar a lei em instrumento de destruição. “É necessário responsabilizar quem erra, sim. Mas jamais à custa do meio ambiente e da vida de quem depende do Rio Madeira para sobreviver”, concluiu.

O requerimento é de iniciativa da própria Comissão de Infraestrutura e foi subscrito pelos parlamentares da Região Norte, entre eles, os senadores Plínio Valério, Marcos Rogério, Jaime Bagattoli, Omar Aziz, Tereza Cristina e Esperidião Amin.
...

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem