
Félix Torres, zagueiro do Corinthians • Reprodução/X @LibertadoresBR
Porto Velho, RO - Com o fim do prazo, na noite desta segunda-feira (11), o Corinthians pode ser alvo de uma punição administrativa da Fifa, o transfer ban.
Segundo a Fifa, atualmente são 982 clues estão sob transfer ban em todo mundo. A Turquia é um dos recordistas em punições e tem 180 clubes na lista negativa.
"SPC do futebol"
De acordo com a Fifa, a lista de proibições é um “recurso vital para a comunidade do futebol, detalhando clubes em todo o mundo que atualmente enfrentam proibições de registro impostas pela Fifa.
Esta lista inclui clubes que estão temporariamente proibidos de registrar novos jogadores devido a diversas infrações, como disputas financeiras ou violações regulatórias”. Na prática, o transfer ban é uma lista de devedores, um tipo de "SPC" ou "Serasa" que deixa o nome do clube "sujo" no mundo das finanças do futebol.
A entidade garante que a ferramenta é essencial para “garantir transparência e conformidade dentro do esporte, permitindo que as partes interessadas se mantenham informadas sobre quais clubes estão inelegíveis para contratar novos jogadores durante o período de proibição”.
A sanção é temporária e pode ser anulada se as partes entrarem em acordo financeiro. Enquanto o clube está punido com a medida, não é permitido o registro de novos atletas.
O time que se sentir lesado deve pedir à Fifa a intermediação para o pagamento num prazo que, geralmente, leva 45 dias. Ainda, se não pagar, o clube condenado pode sofrer, por exemplo, rebaixamento de divisão.
Corinthians ban?
O Timão tinha até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 11 de agosto para pagar U$ 6,1 milhões (cerca de R$ 34 milhões) aos mexicanos pela compra do zagueiro Félix Torres, que foi anunciado pelo clube do Parque São Jorge em janeiro de 2024.
O time busca soluções para o pagamento, como um acordo direto com o Santos Laguna ou um aumento de prazo junto à Fifa para conseguir mais tempo para levantar os valores devidos.
Após a possível inclusão na lista, o Alvinegro deve ser notificado em até quatro dias.
Em fevereiro deste ano, o clube do Parque São Jorge já tinha sido condenado a pagar cerca de R$ 55 milhões por dívidas referentes às negociações de Rodrigo Garro e Félix Torres. O Timão entrou em recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que não acatou e seguiu com a decisão da Fifa.
Transfer ban Brasil
Atualmente, o Brasil tem quatro times que estão sancionados pela Fifa por conta de dívidas na compra de atletas.
O Colorado Atletico Clube, do Paraná, Real Brasília, do Distrito Federal, o paraense Paysandu - PA e o mineiro Ipatinga SAF.
Fonte: CNN Brasil
0 Comentários