Marcos Rocha destaca Selo Diamante como conquista da boa governança

Marcos Rocha destaca Selo Diamante como conquista da boa governança

Rondônia vira referência nacional após aprovação das contas de 2023 na gestão Marcos Rocha

TCE valida responsabilidade fiscal do governo; estado também mantém liderança em ranking de transparência e amplia alcance de políticas municipalistas

As contas do Governo de Rondônia referentes ao exercício de 2023 foram aprovadas por unanimidade durante sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), realizada na segunda-feira (14). O parecer reforça o posicionamento de Rondônia como referência nacional em gestão pública, sendo a única Unidade da Federação com contas aprovadas formalmente pelo Tribunal de Contas até o momento.

O governador Marcos Rocha (União Brasil) classificou o resultado como reflexo de uma administração baseada em responsabilidade fiscal, transparência e atuação coordenada. "Essa aprovação demonstra o compromisso do Governo com a boa governança, integridade e responsabilidade com o dinheiro público. É fruto do trabalho de todas as secretarias, servidores e parceiros institucionais, especialmente com o Tribunal de Contas, e reflete diretamente em políticas públicas mais eficientes, que chegam aos nossos municípios e melhoram a vida da população", declarou.

O controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, também destacou a importância do parecer como reconhecimento ao fortalecimento do controle interno e da cultura da integridade. "A Controladoria tem atuado lado a lado com os órgãos do Executivo, oferecendo suporte técnico, promovendo ações preventivas e orientativas, sempre com foco na transparência, legalidade e na excelência dos serviços públicos", afirmou.

Rondônia também manteve posição de destaque nos rankings de transparência pública. Em 2023 e 2024, o estado conquistou o Selo Diamante da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), ficando em 2º lugar no cenário nacional e em 1º entre os estados da Região Norte, com índice de 99,29% na avaliação nacional e 97,49% na regional.

A atual gestão tem investido em políticas públicas com foco municipalista, descentralizando ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social. A estratégia tem como objetivo ampliar a capilaridade dos programas governamentais e promover desenvolvimento equilibrado nos 52 municípios rondonienses.

A parceria entre o Executivo estadual e o TCE-RO, por meio de auditorias, capacitações e orientações técnicas, tem sido apontada pelo governo como um dos pilares que sustentam os resultados positivos da administração, consolidando o modelo de gestão defendido por Marcos Rocha.

Da redação

Postar um comentário

0 Comentários