Prefeitura de Porto Velho inicia 1º ciclo de acompanhamento da execução orçamentária de 2025

Prefeitura de Porto Velho inicia 1º ciclo de acompanhamento da execução orçamentária de 2025

Monitoramento visa garantir o uso eficiente e adequado dos recursos públicos


Sempog, Semfaz, CGM e Semasf se reúnem para avaliar execução orçamentária da pasta de assistência social e da família

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), iniciou o 1º ciclo de acompanhamento da execução orçamentária e da aplicação dos recursos públicos referentes ao exercício de 2025. As secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e da Família foram as primeiras avaliadas — áreas essenciais para a qualidade de vida da população.

A análise será realizada com todas as pastas e órgãos da administração municipal, por meio de reuniões presenciais. O principal objetivo é garantir que os recursos estejam sendo aplicados conforme o planejamento orçamentário e avaliar a eficiência dos gastos públicos. Os ciclos de acompanhamento acontecem ao longo de todo o ano.

“O compromisso da Prefeitura de Porto Velho é assegurar a aplicação responsável dos recursos, cumprindo as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal. A gestão do Prefeito Léo Moraes está focada em promover a eficiência dos serviços públicos e aprimorar os investimentos em todas as áreas do município, e isso só é possível através dessas análises técnicas permanentes”, destaca o secretário da Sempog, Márcio Gabriel.


Prefeitura de Porto Velho em articulação com Sepog para formalizar adesão ao Sistema Integrado de Planejamento e Gestão (Siplag)

Como parte das ações de fortalecimento e modernização da gestão do planejamento e da execução orçamentária, a Prefeitura está em fase de formalização de um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), visando à adesão ao Sistema Integrado de Planejamento e Gestão (Siplag).

A iniciativa prevê a futura implantação da ferramenta eletrônica, que auxiliará na elaboração do Plano Plurianual (PPA), e Lei orçamentária anual (LOA). A medida de mordentação deve garantir mais eficiência, transparência e melhores resultados na aplicação dos recursos e na execução de políticas públicas.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários