Governador Marcos Rocha determina perfuração de poços artesianos para abastecimento de água nas escolas estaduais

Governador Marcos Rocha determina perfuração de poços artesianos para abastecimento de água nas escolas estaduais


Este projeto é um exemplo de como estamos enfrentando desafios com soluções práticas e duradouras

Porto Velho, RO -
Para garantir o abastecimento de água nas instituições de ensino localizadas em áreas mais afetadas pela escassez. O governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a perfuração de poços artesianos nas escolas estaduais. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), surgiu como resposta à crise hídrica de 2024.

Até o momento, 36 dos 47 poços previstos já foram concluídos, enquanto outros 11 estão em fase de finalização, com entrega prevista ainda para 2025. A perfuração foi realizada simultaneamente em diversas regiões do estado, priorizando escolas mais impactadas. A ação é realizada desde 2019 e contabiliza até o momento mais de 150 poços perfurados.

O projeto assegura não apenas o fornecimento de água potável a longo prazo, mas também contribui significativamente para a melhoria das condições de ensino, saúde e bem-estar dos alunos.

Marcos Rocha destacou que a ação é parte essencial da estratégia do governo para garantir o acesso à água potável e oferecer melhores condições de aprendizado.

“A execução de políticas públicas eficazes para mitigar os efeitos da crise hídrica demonstra a agilidade, competência e compromisso da nossa gestão com as necessidades da comunidade escolar. Estamos investindo em soluções estruturantes para que nossos estudantes tenham um ambiente adequado para aprender e se desenvolver”, ressaltou o governador.

O projeto está sendo conduzido pela Seduc, em parceria com diversas superintendências e empresas contratadas, seguindo as diretrizes da Lei nº 14.133, que regulamenta as licitações públicas. A profundidade dos poços varia entre 60 e 120 metros, conforme as características geográficas de cada localidade.

Segundo a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, essa é uma medida de longo prazo que garante maior segurança hídrica para as escolas. “Este projeto é um exemplo de como estamos enfrentando desafios com soluções práticas e duradouras, sempre com foco na melhoria das condições para nossos estudantes”, destacou.

Com essa iniciativa, o governo do estado garante acesso à água potável nas escolas e assegura condições dignas para que alunos e professores possam se dedicar ao aprendizado sem preocupações com a escassez hídrica.

Postar um comentário

0 Comentários