MPRO prestigia abertura do 1º Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social

MPRO prestigia abertura do 1º Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social


Evento discute direitos previdenciários e gestão transparente

Porto Velho, RO - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) prestigiou a abertura do 1º Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nesta terça-feira (10/9), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento, que segue até quinta-feira (12/9), é organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) e reúne gestores públicos, membros de diferentes poderes, especialistas e profissionais da área previdenciária.

O congresso pretende proporcionar um espaço de interação e troca de conhecimentos sobre os desafios e oportunidades dos RPPS, com ênfase na governança, gestão, controle e responsabilidade dos regimes próprios de previdência social. A programação inclui palestras, painéis e discussões sobre temas como investimentos de RPPS, normas e procedimentos de benefícios previdenciários, e as decisões judiciais que impactam o setor.

Durante sua fala na cerimônia de abertura, a Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini parabenizou o presidente do Iperon pela iniciativa na realização do evento e pela sua gestão; elogiou a administração coparticipativa onde representantes de Órgãos Constitucionais, servidores ativos e inativos têm voz nas decisões.

Ressaltou a importância da transparência, da profissionalização, do custeio, do equilíbrio, da regularidade, da eficiência, da finalidade, do investimento, da responsabilidade e da orientação. Finalizou exaltando a importância do evento como divulgador de conhecimentos previdenciários.

“Por fim, cada vez mais sejam incentivados eventos como esse para difundir o conhecimento e para assegurar a transparência e integridade em relação às questões previdenciárias que são tão importantes para a garantia dos direitos dos servidores e de seus familiares, trazendo segurança para um futuro com qualidade de vida.”, destacou a promotora.


Presença de órgãos e especialistas

Além do MPRO, a abertura contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Procuradoria do Estado, Defensoria Pública de Rondônia, Assembleia Legislativa, do Conselho de Administração e do Conselho Superior Previdenciário. Profissionais de outros estados e representantes de instituições financeiras renomadas também participam do evento, compartilhando suas experiências sobre o cenário atual e futuro dos regimes próprios de previdência social.

Política pública

O congresso reforça a importância da previdência social como um direito dos servidores públicos e como uma política pública essencial para o bem-estar dos trabalhadores e de seus familiares. Ao promover uma administração previdenciária consciente e sustentável, o evento visa equipar os participantes com os conhecimentos necessários para uma gestão eficaz dos regimes próprios de previdência social.

Fonte: MP/RO

Postar um comentário

0 Comentários