Encontro acontece nos dias 8 e 9 de agosto, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho
Porto Velho, RO - Rondônia se torna referência político-administrativa da região Norte, nos dias 8 e 9 de agosto, quando o estado sediará a 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento acontece no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, e além da presença de governadores dos estados-membros da região, reúne secretários estaduais para debaterem pautas em comum.
O resultado do trabalho desenvolvido no Fórum se torna pauta conjunta dos estados componentes da Amazônia Legal, e as reivindicações coletivas acabam facilitando a canalização de recursos para a região.
Os cinco temas principais abordados nesta edição do Fórum são:
Governança Fundiária;
Agricultura e economia verde;
Infraestrutura e Transporte;
Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável; e
Segurança Pública.
Para cada tema, haverá câmaras setoriais de debate e troca de informações. O resultado do trabalho desenvolvido pelas câmaras é encaminhado ao Consórcio da Amazônia Legal, que é a representação oficial dos estados-membros da região Norte. As ações passam a integrar a agenda comum dos estados e o Consórcio é responsável pela gestão do trabalho.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância do estado sediar o evento, pois Rondônia tem muito a oferecer para Amazônia e o Brasil. “Rondônia está em franco desenvolvimento e temos ótimos resultados em se tratando de preservação do meio ambiente atrelado ao desenvolvimento socioeconômico.
Em todas as agendas do Fórum temos muito o que colaborar, mas estaremos atentos ao que os estados co-irmãos também têm a compartilhar, afinal este é um evento destinado à troca de experiências e o que eles apresentam de bom também pode colaborar com a aceleração do processo de desenvolvimento rondoniense.”
O Fórum também é uma excelente oportunidade de fomentar as potencialidades do estado, uma vez que o evento se torna vitrine da região para as demais áreas do país e do mundo, tendo em vista a importância do bioma Amazônia ao desenvolvimento mundial.
0 Comentários