Os profissionais atendem mais de 5 mil alunos pela frota da Prefeitura
Porto Velho, RO - Com cerca de 340 motoristas e monitores escolares, a Prefeitura de Porto Velho vai realizar, na próxima sexta-feira (28), na sede administrativa do Sintero, o 3ª Encontro de formação e treinamento oferecido através do Programa de Transporte Escolar. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem como objetivo capacitar e atualizar os servidores que atuam no transporte escolar rural.
Para a titular da pasta de Educação, Gláucia Negreiros, essa formação proporciona um preparo mais específico tanto para o motorista quanto para o monitor, sendo a segurança dos alunos a prioridade desta ação.
“É um treinamento de suma importância devido à responsabilidade que nossos condutores e monitores transportam. São mais de 5 mil alunos, tanto da rede municipal quanto da rede estadual e esse programa tem uma frota de 162 ônibus escolares em circulação diária, por isso, temos muito orgulho de ter este trabalho em andamento e atendendo a quem precisa”, comentou.
Essa formação proporciona um preparo mais específico tanto para o motorista quanto para o monitor
Há menos de 180 dias letivos para o término calendário escolar, a Semed, por meio do Departamento de Transporte Escolar, vem promovendo formações em todos os âmbitos da educação municipal e, essa em especial, segue uma agenda não só para desenvolver a capacitação, mas também para reunir e fazer um encontro construtivo para os servidores.
“Nosso território municipal, em muitos trajetos realizados pelo transporte escolar, abrange mais de 400 quilômetros de distância do centro urbano de Porto Velho. Reunir quase 350, todos trabalhadores, é muito importante para que os serviços continuem sempre nesse ritmo de excelência”, reflete a secretária da Semed.
De acordo com a diretora do Departamento de Transporte Escolar (DTE), Saula Pires, serão abordadas, no 3º encontro de motoristas e monitores, estratégias elaboradas dentro do programa “Caminho Certo” sobre direção defensiva, orientação sobre a segurança dos alunos e outros pontos de relevância. “A capacitação é anual, com isso, não deixamos de ofertar informações e atualizações a estes profissionais com toda frequência. Falamos sempre sobre a conduta dentro do veículo, legislação de trânsito, legislação de tráfego, e claro, a prioridade que sempre deve ser oferecida aos nossos estudantes”, explicou.
PROGRAMA CAMINHO CERTO
O “Programa Caminho Certo – Transporte Escolar de Qualidade no Município de Porto Velho” foi criado pela Semed, através do Departamento de Transporte Escolar, em 2021, e tem como objetivo ampliar o conhecimento para atingir a qualidade no serviço do transporte escolar de forma segura e eficaz, através do processo de formação dos motoristas e monitores escolares.
ZONA DE ABRANGÊNCIA
Os ônibus percorrem diariamente mais de 15 mil quilômetros, para conduzir os mais de 6.300 estudantes
Além da zona rural do distrito sede, o programa Caminho Certo atende também aos distritos de Rio Pardo, Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Nova Mutum, Abunã, Vista Alegre do Abunã, extrema e Nova Califórnia, além do Assentamento Joana Darc, Reassentamento Santa Rita e Vila da Penha.
FROTA
Com uma frota própria composta de 162 ônibus escolares, sendo 156 adquiridos pela Prefeitura Municipal de Porto velho e cinco cedidos pelo Governo do Estado de Rondônia, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, através do programa Caminho Certo, viabiliza a consolidação da garantia da presença dos estudantes na escola diariamente, principalmente nos locais, cujas distâncias e acessos às unidades educacionais interferem diretamente no andamento do processo de aprendizagem do estudante.
Os ônibus percorrem diariamente mais de 15 mil quilômetros, para conduzir os mais de 6.300 estudantes em 178 rotas/itinerários, contemplando 56 escolas. A Prefeitura investiu cerca de R$ 33 milhões para a aquisição da frota inteira que atende aos alunos.
SERVIÇO
Data: 28 de junho de 2024
Horário: 8h
Local: Sede Administrativa do Sintero – Porto Velho/RO
Realização: Secretaria Municipal de Educação (Semed/DTE)
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários