Vacinação no Orgulho do Madeira encerra capacitação de novos vacinadores da Semusa - Impacto Rondônia

Vacinação no Orgulho do Madeira encerra capacitação de novos vacinadores da Semusa


Além do residencial, os profissionais também participaram da etapa prática nas Unidades de Saúde

Porto Velho, RO - Moradores do residencial Orgulho do Madeira, na zona Leste da capital, receberam mais uma ação itinerante de saúde realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A atividade levou serviços de vacinação para a comunidade, mediante a fase prática da capacitação de novos vacinadores realizada pela pasta de saúde.

A ação coordenada pela Divisão de Imunização da Semusa contou com a capacitação de 35 novos vacinadores, entre estatutários, que já atuam nas unidades de saúde, e contratação de emergências.

Os novos vacinadores passaram por etapa de aulas teóricas e encerraram a qualificação durante a fase prática, que ocorreu no Orgulho do Madeira e nas unidades de saúde do município. Todos são profissionais de enfermagem e participaram da capacitação para receber a habilitação técnica exigida pelo Ministério da Saúde.

Durante a fase prática, os participantes do curso foram acompanhados por profissionais experientes que já atuam nas salas de vacinas das unidades de saúde.


A ação contou com a capacitação de 35 novos vacinadores

VACINAÇÃO

A atividade realizada no Orgulho do Madeira faz parte das ações de rotina da Semusa e levou todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, como: covid-19, poliomielite, pentavalente, tríplice viral, pneumocócica 10, dentre outras.

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, o objetivo da ação foi facilitar o acesso à vacinação para os moradores do residencial. “Sabemos das dificuldades da população em ter que deixar o trabalho para ir às unidades de saúde sem se imunizar, portanto estamos ampliando esse atendimento com o intuito de estreitar o acesso”.

Luanda Teles aproveitou a ação para vacinar o filho, Bernardo Teles. A criança de um ano se imunizou contra a covid-19. “Eu sempre trouxe ele para tomar as vacinas necessárias e só faltava a da covid, aí quando eu vi que ia ter essa ação, decidi trazer ele para imunizá-lo. Acho muito importante essas ações aqui no Orgulho porque facilitam o nosso acesso.

A oferta de vacinação e ampliação do serviço é uma das prioridades da Semusa. Secretária da pasta, Eliana Pasini, explica que o objetivo é justamente trabalhar com a prevenção.

“Eu sempre falo que nós precisamos trabalhar de forma preventiva e a vacina é um mecanismo para esse trabalho. Mas é importante frisar que não depende só da Semusa, precisamos também da colaboração da população para que busquem esses imunizantes. Quem não conseguiu participar da nossa ação aqui hoje, procure as nossas unidades e se vacine, só assim vamos conseguir prevenir as doenças”, analisa Pasini.

A fase prática de capacitação dos novos vacinadores foi encerrada com sucesso. Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, explica como a formação dos novos vacinadores beneficiará à população.

“O objetivo é que nossos profissionais sejam capacitados como vacinadores para, assim, preenchermos as vagas em aberto que temos hoje nas salas de vacina de algumas unidades de saúde. Além disso, também queremos aperfeiçoar o serviço, dando mais celeridade no atendimento ao usuário e proporcionar uma melhor experiência a eles”.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Vacinação no Orgulho do Madeira encerra capacitação de novos vacinadores da Semusa Vacinação no Orgulho do Madeira encerra capacitação de novos vacinadores da Semusa Reviewed by ... on maio 16, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.