Semusa realiza atividade alusiva ao mês de conscientização do autismo - Impacto Rondônia

Semusa realiza atividade alusiva ao mês de conscientização do autismo


Ação executada pelo Centro Especializado em Reabilitação reuniu mais de 80 crianças com Transtorno de Espectro Autista

Porto Velho, RO - Em alusão à Conscientização sobre o Autismo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER), realizou mais uma ação de promoção à saúde e bem-estar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas na unidade. Atividades de interação social e estímulo aos sentidos linguístico, comunicativo e emocional são realizadas durante todo ano dentro e fora da unidade. Desta vez, a atividade aconteceu no Parque Circuito, zona Norte da capital.

Ao todo, a iniciativa contou com a participação de 85 crianças, além dos familiares. Entre as atividades realizadas, alongamento, caminhada ecológica, cabo de guerra, futebol, pinturas entre outras brincadeiras que estimulam a comunicação e interação em grupo.

Samara Araújo é mãe do pequeno Victor Kauan, que já faz acompanhamento no CER há quase um ano. Para ela, atividades como essa auxiliam no desenvolvimento do filho. “A iniciativa é fundamental para que as crianças tenham uma boa evolução na interação social. Já tem 11 meses que meu filho realiza acompanhamento com as melhores terapeutas”, declarou Samara.

Segundo a gerente do CER, Mayara Souza, a ação é fundamental para proporcionar o bem-estar físico e mental das crianças. “Através dessas brincadeiras é possível trabalhar interação social, além de proporcionar um momento de lazer e estimular a prática de atividades físicas e contato com a natureza”, relata a gerente.

De acordo o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Podendo ser classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas, estão os deficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional.

SERVIÇO

Em Porto Velho, o CER é referência em atendimentos para pessoas com deficiência física e intelectual. Aos pacientes com TEA, é oferecida assistência com fonoaudióloga, terapia ocupacional e psicologia infantil, buscando aprimorar a interação social e a comunicação através do estímulo de cognição sensorial.

Entre os serviços disponíveis para o público em geral estão fisioterapias, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória, assistência social e psicologia. O atendimento é ofertado via encaminhamento, após comprovada a necessidade por um profissional médico especialista.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Semusa realiza atividade alusiva ao mês de conscientização do autismo Semusa realiza atividade alusiva ao mês de conscientização do autismo Reviewed by Da Redação on maio 03, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.