Plano Municipal de Turismo possibilitou planejamento de ações de desenvolvimento turístico da capital
Porto Velho, RO - Desde 2021, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) busca estruturar o turismo de Porto Velho, construindo uma narrativa que fortalece a identidade local e fomenta profissionais e atrativos turísticos da cidade.
O Plano Municipal de Turismo, desenvolvido em parceria com o Sebrae Rondônia e o Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur) da Semdestur, possibilitou o plano de ação que baseou o trabalho dos anos seguintes a 2021. O ordenamento turístico foi trabalhado pela equipe técnica composta por turismólogos porto-velhenses, o que garantiu profissionalismo na execução e sensibilidade para com pontos históricos e tradições.
CAMPANHA TURÍSTICA
O resultado do ordenamento foi a campanha promocional intitulada “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”, que atualmente conta com 17 circuitos e quatro rotas turísticas, direcionando o turista a passear se planejando com as diferentes categorias abordadas, como aventura, história, culinária típica, natureza e tantos outros. A campanha conta com identidade visual própria e um extenso material gráfico e digital.
O material colorido e detalhado já é referência na região Norte
O material colorido e detalhado já é referência na região Norte, tendo sido apresentado como caso de sucesso no Acre, e conta com mapa turístico, manual de pesca, guia de balneários, isto é, a Rota das Águas, além do mini-guia O Melhor de PVH, o mapa turístico do Lago do Cuniã, o livreto sobre a identidade beradeira, contando detalhes sobre o baixo Madeira.
Digitalmente também é possível conhecer o material, que está disponível no site da Semdestur, no site omelhordepvh.com.br, no aplicativo 2Clics, no instagram @omelhordepvh e em vídeos turísticos no Youtube.
Uma ação tendência no Brasil e no mundo foi implantada em mais de 40 pontos turísticos da capital, que são as placas de QRcode, onde a pessoa aponta a câmera do celular para o código e acessa informações sobre aquele local em português, inglês e espanhol.
A Semdestur também colocou adesivos de QRcode com o conteúdo da campanha turística em táxis, carros de aplicativo, hotéis e restaurantes, para auxiliar os visitantes a conhecerem a cidade. A inovação também chegou ao site, que conta com a MarIA, assistente virtual anexada ao chat, que vai sugerir lugares e atividades disponíveis em Porto Velho para quem solicitar sua ajuda.
Circuito Energia é um passeio guiado pela usina hidrelétrica
PASSEIOS GRATUITOS
O Melhor de PVH existe para dar o norte ao visitante ou morador que deseja fazer passeios pela cidade, as rotas são uma forma da pessoa seguir um caminho por determinados pontos, como a Rota Ferroviária, que tem início, meio e fim em pontos relacionados a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
A Semdestur desenvolveu, ainda, em parceria com a Santo Antônio Energia, o Circuito Energia, que é um passeio guiado pela usina hidrelétrica, gratuito e com ingressos disponíveis no site. O passeio é feito dentro de um ônibus, com paradas em mirantes da usina e conduzido por monitores de turismo. Diferentemente de outros circuitos e rotas, o Circuito Energia é um passeio guiado e deve ser marcado. Os outros podem ser feitos livremente, seja contratando um Guia de Turismo ou com auxílio dos materiais físicos e digitais.
Outro passeio gratuito e com ingressos retirados digitalmente pelo Sympla é o passeio pelo Museu da EFMM, desenvolvido a partir de compensação ambiental da SAE, que estará sob gerência da Semdestur e da Funcultural por 90 dias a partir deste sábado (4). A reabertura do Complexo EFMM é um marco para a cidade, que poderá desfrutar da Rota Ferroviária de forma completa.
ATENDIMENTO AO TURISTA
O CAT possui os materiais gráficos disponíveis 24 horas
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é mais uma ferramenta da Prefeitura de Porto Velho para aproximar o turista e o residente dos atrativos turísticos da cidade, fornecendo informações sobre os mais de 70 pontos turísticos da cidade. O CAT possui os materiais gráficos disponíveis 24 horas e o atendimento de uma servidora da Semdestur às segundas-feiras, das 8h30 às 20h30, e de terça a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 8h30 às 14h30, e das 19h às 22h.
FOMENTO AO TURISMO
Centenas de jogos americanos foram distribuídos em restaurantes ao longo dos anos, estampados com as rotas e também o para crianças colorirem. O totem com o aplicativo 2Clics também percorre hotéis e restaurantes, garantindo a experiência ao visitante. A informação turística foi difundida de diversas formas.
Além da divulgação, também houve o preparo do trade turístico para que o receptivo seja adequado. Profissionais de transporte tiveram uma oficina sobre a campanha, para que o turista que chegue seja devidamente informado sobre o que fazer na cidade. A capacitação em Libras para o trade turístico também é um destaque, tendo sido ofertada para profissionais de restaurantes, hotéis, agentes de viagem e guias de turismo.
Estação Turismo foi realizado no Porto Velho Shopping
Atualmente, o baixo Madeira está sendo estudado, mais precisamente a Resex Lago do Cuniã, com o estudo de capacidade de carga para o desenvolvimento do turismo de base comunitária no local. O Defotur, junto ao ICMBio, professores e alunos da Unir, realizou diversas missões à comunidade, com o objetivo de aprender mais com os moradores locais e desenhar o plano do turismo sustentável, respeitando a fauna, flora e os locais.
Eventos que valorizam a identidade beradeira foram destaque em 2023, como no “Estação Turismo”, realizado no Porto Velho Shopping, e na feira internacional ABAV, a maior feira de turismo da América Latina, realizada no Rio de Janeiro.
Aspectos como a música, artes, culinária e as tradições ribeirinhas foram destaque nos eventos, mostrando uma Porto Velho ainda pouco conhecida para o mundo. Outros eventos de destaque onde o turismo foi divulgado foram o RoadShow, a Flor do Maracujá, Expovel, realizados em Porto Velho, e Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócio de Rondônia, realizada em Ji-Paraná.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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