PF deflagra operação para combater crimes ambientais na RESEX Barreiro das Antas em Rondônia - Impacto Rondônia

PF deflagra operação para combater crimes ambientais na RESEX Barreiro das Antas em Rondônia


Durante quatro dias, foram realizadas atividades de patrulhamento terrestre e fluvial, diuturnamente

Porto Velho, RO - A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagrou, entre os dias 10 e 13/5, a Operação Yapo, para prevenção e repressão a crimes ambientais na Reserva Extrativista – RESEX Barreiro das Antas, em Guajará-Mirim/RO.

O objetivo principal foi combater o desmatamento, a pesca e a caça ilegais no interior da RESEX.
O acesso à RESEX Barreiro das Antas é feito apenas por via fluvial, em média sete horas de deslocamento em embarcação por meio dos rios Mamoré, Pacaás e Novo, com vários trechos de difícil navegação, localizada a cerca de 100 km da sede de Guajará-Mirim.

Foram percorridos cerca de 300 km por via fluvial, dos quais 100 km na área abrangida pela RESEX, e realizados patrulhamentos terrestres e fluviais, inclusive em período noturno.

Durante a ação, foram instaladas oito placas de sinalização, a fim de demarcar os limites da Unidade de Conservação e advertir sobre as principais vedações, como caça, pesca e extração de produtos florestais sem autorização.



Criada em 2001 e com uma área de 106.198 hectares, a RESEX Barreiro das Antas é uma das cindo Unidades de Conservação Federais situadas em Guajará-Mirim (além dela, o município conta com as RESEXs Rio Ouro Preto e Rio Cautário e com os Parques Nacionais Serra da Cutia e Pacaás Novos).
O nome da operação “Yapo” significa “barro” em língua indígena e faz alusão aos barreiros que existem na RESEX. Também conhecidos como salinas, barreiros são locais que concentram naturalmente minerais no solo, atraindo, para seu consumo, diversos animais silvestres, como antas e cervídeos.
PF deflagra operação para combater crimes ambientais na RESEX Barreiro das Antas em Rondônia PF deflagra operação para combater crimes ambientais na RESEX Barreiro das Antas em Rondônia Reviewed by ... on maio 15, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.