Em alusão ao Movimento Maio Amarelo, 200 ciclistas participaram do passeio, em Porto Velho
Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran), realizou no domingo (26), Passeio Ciclístico em alusão ao Movimento Maio Amarelo, cujo tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”.
Houve adesão de 200 ciclistas, que saíram da Circunscriação Regional de Trânsito (Ciretran), localizada na Avenida Imigrantes até o Parque Circuito, na Avenida Lauro Sodré, em Porto Velho. A ação aconteceu em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (PBTran), Banda de Música da Polícia Militar, Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Federação de Ciclismo de Rondônia (Fecro), e empresas patrocinadoras.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatiza sobre a importância de escolhas corretas e prudentes no trânsito para proteger a vida de todos, destacando que essas medidas são essenciais para reduzir o risco de sinistros. “As ações educativas do Detran-RO priorizam a vida, sendo relevante o apoio da sociedade neste movimento, estabelecendo um ambiente de civilidade e de respeito às leis. Neste sentido, o governo do estado vem promovendo campanhas que vão ao encontro das ações voltadas para o bem-estar da população.”
Os participantes foram recepcionados com um café especial, oferecido pela Eptran. Houve sorteio de brindes como bicicletas, assessórios para bicicletas e mochilas. Para as crianças, o Detran-RO ofereceu atividades lúdicas de trânsito, com pintura na pele, jogos educativos e balões.
Ações lúdicas foram oferecidas às crianças, no Parque Circuito
O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, explica que as ações educativas durante o Maio Amarelo foram prioridades para a Autarquia, e agradece à parceria dos envolvidos no passeio ciclístico. “Durante todo o mês de maio, o Detran intensificou as ações, tanto na Capital quanto no interior, com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade civil à importância da atenção na segurança no trânsito. Afinal, a paz no trânsito começa por você”, destacou Léo Moraes.
Samira Martins, estava acompanhada do pai e primos e há um ano pedalam juntos. Eles avaliam a iniciativa do Detran-RO, como um incentivo às pessoas a pedalar, fazer uma atividade física, sair do sedentarismo e melhorar a saúde. “Além de trazer segurança para os ciclistas, que no dia a dia, o normal é não se sentir seguro, e esses movimentos do Detran-RO promovem a conscientização de todos nestas questões de praticar comportamentos seguros”, disse.
“Finalizamos a ação com café da manhã bem especial para todos os participantes com a participação da Banda da Polícia Militar de Rondônia animando este momento, sorteios de brindes, além de brincadeiras lúdicas para as crianças, tornando este dia muito envolvente, então, foi um dia muito especial’, avaliou a diretora da Eptran, Junaia Freitas.
Além de Porto Velho, o passeio ciclístico aconteceu também em Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto, Jaru, Rolim de Moura, e Vilhena. Em outros municípios, a ação foi realizada de forma coletiva, como Cacoal e Espigão do Oeste, Costa Marques e São Miguel, Rolim de Moura e Castanheiras.
Dicas de Segurança para ciclistas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro:
- Verifique as condições da sua bicicleta, inspecione freios, pneus, corrente, pedais e outros componentes para garantir que estejam funcionando corretamente.
- Equipe sua bicicleta com itens de segurança, com luzes dianteiras e traseiras, refletores e campainha para aumentar sua visibilidade no trânsito, especialmente à noite ou em condições de pouca luz. Utilize também o capacete de segurança.
- Siga as regras de trânsito, a bicicleta é um veículo e deve seguir as mesmas regras, como parar no sinal vermelho, ceder passagem na faixa de pedestres e respeitar os limites de velocidade, e sinalizar suas manobras.
- Esteja sempre atento ao seu entorno, aos outros veículos e pedestres. Evite distrações como usar o celular enquanto pedala.
- Respeite os outros usuários do trânsito, mantenha uma distância segura dos veículos e pedestres, evite comportamentos agressivos e seja paciente.
0 Comentários