Governo de RO entrega novo prédio do Centro Integrado de Operações Policiais, em Porto Velho - Impacto Rondônia

Governo de RO entrega novo prédio do Centro Integrado de Operações Policiais, em Porto Velho


A nova estrutura foi entregue pelo governo de Rondônia, nesta terça-feira (28), em Porto Velho

Porto Velho, RO - Equipado com tecnologia de ponta e recursos modernos, o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), é responsável por coordenar operações de policiamento, gerenciar emergências e otimizar a resposta a incidentes em tempo real. A nova estrutura foi entregue pelo governo de Rondônia, nesta terça-feira (28), em Porto Velho. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades da segurança pública estadual, e representantes do Ministério da Justiça.

CIOP

Antigo prédio do Ciop

É o órgão operacional da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), inaugurado em 29 de junho de 2006. Criado através de Convênio entre o Ministério da Justiça e o estado de Rondônia, o Ciop tem a responsabilidade de gerir atendimento de emergências na segurança pública e defesa social, na Capital e em outros municípios de Rondônia, operando com os números de emergência 190 e 193.

Desde sua fundação, o Ciop promove a integração e coordenação das atividades operacionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e, posteriormente, da Polícia Técnico-Científica (Politec). Este modelo integrado, permite uma resposta mais eficiente e coordenada às emergências, otimizando os recursos disponíveis e melhorando a segurança da população.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Ciop fortalece a segurança pública, integrando as forças de segurança, dando maior proteção à população.

NOVO PRÉDIO DO CIOP

Reconhecendo a necessidade de instalações mais adequadas, o governo de Rondônia iniciou, em julho de 2022, a construção de um novo prédio para o Ciop, com uma área de 1.321,84 m². A obra com um valor estimado em mais de R$ 21.000.000,00, financiada pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e concluída em aproximadamente 18 meses.

A nova estrutura oferece um amplo espaço de trabalho, um estacionamento, e uma das maiores video walls [é um equipamento que consiste em uma série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma grande tela] da região Norte, composta por 40 telas para videomonitoramento, com um investimento adicional de R$ 2.053.464,48 (dois milhões, cinquenta e três mil, quatrocentos e sessenta e quatro reais e quarenta e oito centavos).

FUNCIONAMENTO E TECNOLOGIA

Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Vital, o atendimento à população pelo Ciop ocorre de forma ininterrupta, 24 horas por dia, utilizando três fluxos principais: o atendimento telefônico tradicional (190 e 193), “o Sistema Interativo de Segurança com totens e o aplicativo ‘Cidadão RO’ para smartphones e tablets. Essas tecnologias permitem um contato rápido e eficiente com as forças de segurança, facilitando o despacho de viaturas e a coordenação de respostas às emergências”, explicou.

O prédio atual do Ciop, localizado na Avenida dos Imigrantes, em Porto Velho, foi historicamente um ponto central para diversas operações de segurança e projetos regionais. No entanto, ao longo dos anos, a estrutura se mostrou insuficiente para as crescentes demandas operacionais. Reformas e atualizações foram realizadas, como a modernização do sistema de registros de ocorrências em 2019, com a implementação do Sistema Integrado de Segurança (Siseg) e a atualização do sistema de telefonia em 2023, que aumentou a eficiência no atendimento.
Governo de RO entrega novo prédio do Centro Integrado de Operações Policiais, em Porto Velho Governo de RO entrega novo prédio do Centro Integrado de Operações Policiais, em Porto Velho Reviewed by ... on maio 30, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.