Conheça opções históricas de museus em Porto Velho - Impacto Rondônia

Conheça opções históricas de museus em Porto Velho


O Circuito das Artes e a Rota Ferroviária dão dicas de museus na capital

Porto Velho, RO - No próximo sábado (18) é comemorado o Dia do Museu, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mobiliza os museus do Brasil a promoverem atividades especiais, nesta que é a 22ª Semana Nacional do Museu.

Os museus, memoriais e centros culturais são parte das opções turísticas de Porto Velho e compõem o Circuito das Artes e a Rota Cultural de “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”, a campanha de turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

CIRCUITO DAS ARTES

O Circuito das Artes reúne museus e teatros, espaços dedicados a exposições, espetáculos, poesia, artes plásticas, músicas e muito mais.

O Memorial Marechal Rondon, situado na Estrada do Santo Antônio, 4863 , bairro Triângulo, funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. Em um local histórico, próximo ao antigo marco fronteiriço entre os estados do Amazonas e Mato Grosso, o memorial ilustra a trajetória do marechal Cândido Mariano Rondon, que foi um indigenista, pesquisador e trouxe linhas telegráficas à Amazônia. Todo o legado, além de itens originais e réplicas, estão disponíveis no memorial, que está ao lado da histórica Igreja de Santo Antônio de Pádua e tem vista para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio.


Museu Internacional do Presépio fica dentro da Associação São Tiago Maior

Na zona Leste de Porto Velho está o Museu Internacional do Presépio, que conta com o maior presépio monumental do Brasil e o segundo do mundo, sendo o primeiro na Itália. O museu fica dentro da Associação São Tiago Maior, na rua Mané Garrincha, 3154, bairro Socialista, e funciona de terça a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 20h. Para mais informações, ligue: (69) 3214-7443 ou (69) 99312-1501, ou acesse o perfil do instagram @museuinternacionalpresepio.

O centro da cidade também conta com vários pontos do Circuito das Artes, como o Centro Cultural e de Documentação Histórica Desembargador Hélio Fonseca, situado na avenida Rogério Weber, 2399, em frente à Praça das Caixas d’Água, funcionando de segunda a sexta, das 10h às 17h. O CCDH conta com documentos da época da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), além de material histórico do Tribunal de Justiça de Rondônia. Atualmente, o CCDH está com a Exposição de Arte “Ser de Fibra”, do artista plástico Jan-Frits Obers, até o próximo dia 23 de maio. Mais informações no Instagram @ccdh_tjro.


O Museu do Complexo da EFMM possui quatro estações que contam com itens históricos

O recém-inaugurado Museu da EFMM, localizado no Complexo Madeira-Mamoré, na avenida Farqhuar, 5, funciona de quarta a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 16h. Para visitação é necessário retirar o ingresso gratuito no site, seja para visita guiada ou não guiada. O Museu possui quatro estações que contam com itens históricos da construção da ferrovia que deu origem à cidade de Porto Velho, além de obras de arte, fotografias, poesia e itens interativos.

ROTA CULTURAL

Ainda pelo centro da cidade, na Rota Cultural, está a Casa de Cultura Ivan Marrocos, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Ponto imponente próximo à Praça das Três Caixas d’Água, a casa de cultura recebe passeios escolares e visitantes de todo o Brasil. A Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe até o dia 31 de maio a exposição de artesanato, no hall de entrada e no Quintal Carambola. A programação do local está sendo divulgada através do instagram @casadacultura.ivanmarrocos.

TURISMO

Além do Circuito das Artes e da Rota Cultural, “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros” possui roteiros de aventura, natureza, balneários, gastronomia, eventos sazonais e muito mais. Acesse www.omelhordepvh.com.br e siga o Instagram @omelhordepvh para saber mais.

O Melhor de PVH é a campanha de fomento ao turismo de Porto Velho, pensada pela Semdestur para despertar o sentimento de pertencimento dos porto-velhenses e apresentar a história e os atrativos naturais para os visitantes.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Conheça opções históricas de museus em Porto Velho Conheça opções históricas de museus em Porto Velho Reviewed by ... on maio 15, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.