Atividades educativas despertam atenção ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante - Impacto Rondônia

Atividades educativas despertam atenção ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante


No mês dedicado à prevenção aos acidentes de trânsito, Detran-RO intensifica ações educativas

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou atividades educativas em quatro pontos de Porto Velho, para celebrar o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, no domingo (5). As atividades, executadas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), fazem parte da Campanha Maio Amarelo, mês dedicado às ações de prevenção aos acidentes de trânsito. Mais de 50 agentes de trânsito e servidores da Autarquia participaram das ações.

O objetivo é sensibilizar os condutores sobre a necessidade de uma condução segura, a fim de prevenir acidentes, de proteger a própria vida e de outros condutores e passageiros De acordo com o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1998, a principal causa de acidentes é o excesso de velocidade, seguido pela associação entre bebidas alcoólicas e direção e, em terceiro, pelo uso do celular ao volante.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

As ações aconteceram simultaneamente em quatro pontos da Capital: zona Sul, na Rua Sucupira; zona Leste, na Avenida Mamoré, em frente ao Posto Avançado do Detran-RO; zona Norte, na Avenida Calama, em frente ao Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e ao shopping da cidade. Nesses pontos foram realizadas blitze educativas com orientações aos motoristas, além da distribuição de panfletos referentes à Campanha Maio Amarelo. Foram abordadas 148 motociclistas, 612 carros, 1.356 passageiros e pedestres.

As ações ocorreram, também, no Espaço Alternativo, onde foram atendidos 425 pedestres de diferentes idades; de adolescentes a idosos, por meio de panfletos e conversas, foram oferecidos jogos pedagógicos para crianças; pintura na pele e pintura de desenhos educativos, além da participação do boneco Didico animando a garotada. Teste com os óculos que simula a alcoolemia complementou as ações, para que a pessoa sinta as mesmas sensações que uma que está sob efeito do álcool tem ao dirigir, como falta de percepção de espaço, tontura e desatenção.

Os estudantes Mateus Oliveira Lima e Roger Manoel Ferreira, ambos de 16 anos, fizeram o teste com os óculos simulador de alcoolemia, e foram unânimes em afirmar que, realmente, é muito complicado ter direção, equilíbrio e enxergar direito, estando sob efeito de álcool. “Às vezes a pessoa pode achar que está bem, mas não está. Nestes casos, melhor chamar um Uber”, constataram.

MAIS INVESTIMENTOS

O governador Marcos Rocha ressaltou quanto à importância das ações educativas e a necessidade da continuidade para todo o Estado. “Temos feito investimentos e repasses para as prefeituras melhorarem a sinalização das cidades, e vamos manter as campanhas educativas para promover mais segurança no trânsito à população”, enfatizou.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes destacou a importância não só do Maio Amarelo, mas da permanente fiscalização e educação no trânsito. “O tema da campanha deste ano, que é ‘Paz no Trânsito começa por você’, sendo importante com que todos façam sua parte, para que, possamos reduzir não só as mortes no trânsito, mas o número de sinistros”.

APOIO

Teste com o óculos de alcoolemia foi uma das atividades desenvolvidas no Espaço Alternativo

A diretora da EPTran, Junaia Freitas destacou a relevância das ações desenvolvidas no Dia Mundial do Trânsito, que reforçam a mensagem da Campanha Sua Vida Vale Mais. “Tudo isso visa conscientizar as pessoas quanto à importância da atenção no trânsito, por meio de intervenções, bem como de blitz educativa”.

A população apoiou a iniciativa do Detran-RO, como ficou evidente na fala do vigilante e motorista de aplicativo, Wagner Leal. “Considero importante e peço que sejam realizadas ações orientando pedestres e ciclistas, principalmente, pois eles participam do trânsito e muitos não respeitam as leis”, apontando para um ciclista que vinha na contramão no meio da rua.

PREVENÇÃO E FISCALIZAÇÃO

O policial Rodrigo Otávio Lotufo disse que já foi abordado três ou quatro vezes em blitze educativas, e que elas são importantes e necessitam continuar. “Mas não só a ação educativa, tem de fiscalizar sempre, pois tem muita gente dirigindo bêbado aí”, lembrou e destacou as ações da Lei Seca e Corta Giro.

A estudante de Psicologia, Vânia Priscila Cruz, 35 anos, lembrou de quando estudou no Carmela Dutra. Os policiais de trânsito levavam as ações para a escola, ensinando os alunos a atravessarem na faixa de pedestres e levando-os para a Praça Aluísio Ferreira, onde havia a simulação de uma pista, de um pequeno circuito com semáforo e sinalizações. “Isso era muito bom e ficou marcado pra mim por toda a vida. Por isso acho estas ações educativas são muito importantes e devem ter continuidade, costumo dizer sempre que a educação é o preventivo, não o curativo” destacou.
Atividades educativas despertam atenção ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante Atividades educativas despertam atenção ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante Reviewed by ... on maio 07, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.