Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem - Impacto Rondônia

Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem


O curso foi voltado aos profissionais da Extensão Rural que prestam assistência técnica aos produtores de leite

Porto Verlho, Com o intuito de oferecer aos produtores de leite mais condições para modernização da produção leiteira, melhorando a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produção e renda das famílias rurais, o Governo de Rondônia capacitou médicos veterinários da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), entre os dias 24 e 25 de abril. Um curso de diagnóstico por imagem, através de ultrassonografia foi apresentado, durante a capacitação que foi realizada em Porto Velho, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia).

O curso, voltado aos profissionais da Extensão Rural que prestam assistência técnica aos agricultores familiares e produtores de leite, foi ministrado pelo pesquisador Luiz Francisco Machado Paiva, de forma prática, para facilitar o desenvolvimento de habilidades, e tirar o máximo de dúvidas dos profissionais extensionistas, que estarão atuando diretamente nas propriedades rurais, com o Projeto Rufião Móvel, desenvolvido pela Emater-RO.

O projeto dispõe de veículos equipados com aparelhos de ultrassonografia, para atender as propriedades produtoras de leite com exames diagnóstico do estágio da prenhez (gestação), e possíveis problemas do sistema reprodutivo que possam diminuir a eficiência reprodutiva das vacas.

A capacitação dos profissionais atende às ações do Governo de Rondônia que visam impulsionar o setor. “O Governo do Estado tem atuado para garantir mais condições para a modernização da produção leiteira. Mantemos um controle rigoroso de qualidade na cadeia produtiva para que o Estado possa evoluir cada dia mais”, enfatiza do governador Marcos Rocha.

Veículos equipados com aparelhos de ultrassonografia atenderão propriedades produtoras de leite

De acordo com o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, os resultados alcançados no âmbito do Projeto Rufião Móvel, irão auxiliar diretamente, outro projeto da pecuária leiteira desenvolvido pela Autarquia, o Consultec, o qual orienta os produtores em práticas de manejo do rebanho leiteiro, enfatizando nutrição e gestão, itens fundamentais na produção de leite, que somados à eficiência reprodutiva, aumentarão a produção por vaca/ano, podendo mais que dobrar a capacidade produtiva da cadeia leiteira em Rondônia.

Conforme os técnicos especialistas em bovinocultura leiteira, o intervalo médio entre partos das vacas leiteiras em Rondônia, atualmente, ultrapassa 18 meses, quando o desejado é que este tempo fique abaixo de 14 meses. Com a realização dos exames de ultrassonografia regularmente nas matrizes, os problemas considerados crônicos na bovinocultura de leite, como o baixo número de crias por vaca, poderão ser corrigidos.


Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem Reviewed by ... on abril 29, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.