Governo de Rondônia apresenta balanço da Operação Átria 2024 de combate à violência contra a mulher - Impacto Rondônia

Governo de Rondônia apresenta balanço da Operação Átria 2024 de combate à violência contra a mulher


Ações são reforçadas pelo Governo de Rondônia para maior segurança da mulher

Porto Velho, RO - Ações desenvolvidas pela Operação Átria, a maior já realizada no país no combate à violência contra a mulher em razão do gênero, resultaram em Rondônia a realização de mais de 700 diligências, sendo efetuadas sete prisões e duas apreensões de menores. Realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação contou com reforço das polícias civis e militares de todo país, que realizaram as ações na busca de suspeitos de feminicídio, ameaça, lesão corporal, importunação, perseguição, descumprimento de medidas protetivas, entre outros crimes.

Em Rondônia, as ações do Governo do Estado foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) contando com a participação integrada de entidades federais, estaduais e municipais. Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e articulada com as secretarias estaduais de segurança, a Operação Átria fortaleceu medidas específicas no atendimento à mulher.

ATUAÇÃO

Conforme informações da Sesdec, a Operação Átria 2024 não só buscou reprimir os atos de violência, mas também promoveu a conscientização e a proteção das vítimas. Ao longo do período da operação, mais de 700 diligências foram realizadas, resultando em sete prisões e duas apreensões de menores agressores. Além disso, também em Rondônia foram emitidas 15 medidas protetivas para garantir a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade.

O governador do Estado, Marcos Rocha reafirmou as ações do Governo de Rondônia no combate à violência contra a mulher. “É um problema que afeta toda a sociedade e exige uma resposta enérgica por parte das autoridades. O Governo do Estado tem trabalhado de modo a unir esforços em todas as esferas no enfrentamento à violência contra a mulher, com programas e ações que promovem a garantia dos direitos das mulheres, para que se sintam seguras, protegidas e com autonomia”, destacou.

SOBRE A OPERAÇÃO

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital ao enfatizar quanto à operação reforça que, “atuamos com uma abordagem integrada e coordenada, trabalhando para garantir a segurança e proteção das mulheres em nosso Estado. Expressamos a gratidão a todas os profissionais envolvidos, e reiteramos o compromisso contínuo em promover um ambiente seguro e inclusivo para todas as mulheres”, destacou.

A denominação Átria, dada à operação, foi escolhida com significado profundo. Átria é a estrela principal da constelação conhecida como “Triângulo Austral”, presente no hemisfério estelar Sul. Sua coloração alaranjada e posição de destaque na bandeira do Brasil inspiraram o nome da operação.

A escolha do nome simboliza a intenção de reposicionar as mulheres agredidas, retirando-as do papel de vítimas e devolvendo-as ao devido lugar na sociedade, com dignidade e respeito. A Operação Átria 2024 representa um passo importante na luta contra a violência de gênero, fortalecendo o engajamento das autoridades em proteger as mulheres, e reafirmando o compromisso com os direitos humanos e a igualdade de gênero.
Governo de Rondônia apresenta balanço da Operação Átria 2024 de combate à violência contra a mulher Governo de Rondônia apresenta balanço da Operação Átria 2024 de combate à violência contra a mulher Reviewed by ... on abril 02, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.