Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho - Impacto Rondônia

Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho


Estudantes utilizaram óculos de simulação de embriaguez durante Circuito Pedagógico realizado em Porto Velho

Porto Velho, RO - Cento e vinte e nove alunos do ensino médio das escolas estaduais Major Guapindaia, Carmela Dutra, Estudo e Trabalho e Brasília participaram do Circuito Pedagógico sobre Segurança no Trânsito, oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). A iniciativa aconteceu paralela à abertura do Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito e lançamento da Campanha Maio Amarelo, ocorrida nesta segunda-feira (29), no auditório do shopping da Capital.

Com três salas temáticas, os estudantes receberam orientações sobre segurança viária, enfatizando normas de circulação para pedestres e ciclistas, compreendendo a diferença do que é ciclofaixa e ciclovia, aplicação correta dos dispositivos de segurança e o risco do uso do celular ao volante, sendo este hábito, um dos maiores causadores de sinistros.

Ruymar Pereira palestrou sobre segurança viária para 129 estudantes

O palestrante do circuito, Ruymar Pereira ressaltou que, os alunos visitaram três salas temáticas, onde receberam orientações sobre sinalização e segurança por meio de jogos pedagógicos. “Por intermédio desses jogos, os participantes refletem sobre o comportamento adequado no trânsito, e como isso afeta diretamente nas questões de segurança, evidenciando o tema da campanha Maio Amarelo – A paz no trânsito começa por você”, afirmou.

CUIDADOS

O auxiliar de trânsito, Januário de Moraes orientou os estudantes sobre o perigo da mistura de bebida alcoólica e direção veicular. “Utilizando o óculos simulador de embriaguez, destacamos os efeitos do álcool e suas reações no organismo de quem está conduzindo um veículo”.

Estudante do 3º ano da Escola Major Guapindaia, Ítalo Braga Colares, de 17 anos, utilizou o óculos simulador de embriaguez. “Foi muito difícil manter a postura! Nunca vivenciei isso, o simulador retratou bem a realidade de uma pessoa embriagada”, relatou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, “o Departamento Estadual de Trânsito tem apresentado ações diretas para trabalhar em conjunto com a sociedade, a fim de promover um trânsito mais seguro e humanizado, em todo o Estado. A participação dos estudantes é fundamental para alcançar esse objetivo”, destacou.

TRAFEGABILIDADE

O coordenador do 3º ano do ensino médio da Escola Major Guapindaia, Sandro Silveira Pereira, ressaltou a importância da formação dos estudantes do ensino médio, que em breve estarão inseridos no trânsito como motoristas e motociclistas. “É crucial que eles recebam essa motivação e aprendam a dirigir de forma defensiva. Acredito que essa ação do Departamento contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito”.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, a participação das escolas no evento faz parte de um conjunto de ações que visam conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, durante o Maio Amarelo. “Palestras, blitz educativas e outras atividades estarão sendo realizadas em todo o Estado para reduzir o número de sinistros e vítimas fatais, no trânsito rondoniense”.
Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho Reviewed by Da Redação on abril 30, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.