Após solicitação do Município, técnicas do Ministério da Saúde visitam Centro Especializado em Reabilitação para garantir recursos de custeio - Impacto Rondônia

Após solicitação do Município, técnicas do Ministério da Saúde visitam Centro Especializado em Reabilitação para garantir recursos de custeio


Atualmente a unidade é custeada com verba própria da Prefeitura de Porto Velho

Porto Velho, RO - Representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram em Porto Velho para uma visita técnica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), unidade que atende pessoas com deficiência física e intelectual. O encontro faz parte dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no objetivo de ampliar os serviços para a população.

A agenda foi cumprida através de reunião da comissão do Ministério da Saúde com a equipe gestora da Semusa e outros órgãos da saúde, a fim de discutir melhorias no atendimento a pessoas com deficiência (temporária ou permanente) que necessitam de reabilitação.

Atualmente, o CER é custeado com recursos próprios da Semusa. Com o objetivo de ampliar os serviços, a pasta elaborou uma proposta de solicitação de habilitação da unidade junto ao Ministério da Saúde. Através deste credenciamento, o município se enquadra nos critérios do MS e passa a receber verba do Governo Federal.


Assessoras técnicas do MS verificaram o fluxo de atendimento no CER

Durante a visita, as assessoras técnicas do MS verificaram o fluxo de atendimento no CER, especialidades oferecidas e estrutura da unidade, que está sendo ampliada para proporcionar um melhor atendimento ao usuário.

Segundo a assessora técnica do Ministério, Mariana Marques, a visita ‘in loco’ é uma das etapas fundamentais para garantir o credenciamento da unidade junto ao MS. “A partir desse encontro, faremos o relatório técnico com os apontamentos que precisam ser seguidos para a emissão de um parecer conclusivo quanto à habilitação do serviço”.

Secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penatti, destacou que o encontro com a comissão foi positivo. “Acredito que a partir dessa visita, o Ministério da Saúde terá um olhar especial para a nossa região por todas as peculiaridades que nós temos aqui e pelo esforço que nós temos empregado para melhorar a qualidade da assistência, principalmente na questão da reabilitação aqui dentro do nosso município”.

CONHEÇA O SERVIÇO

Referência na oferta de serviços a pessoas que necessitam de reabilitação física e intelectual, o Centro Especializado em Reabilitação realiza mais de 60 mil procedimentos por ano.


CER realiza mais de 60 mil procedimentos por ano

Segundo a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Semusa, Francisca Nery, a unidade funciona através da Central de Regulação da Semusa, ou seja, o paciente que necessita desse atendimento realiza a entrada na unidade básica de saúde, com encaminhamento médico, e é direcionado ao CER, caso necessário.

Os serviços oferecidos no Centro Especializado em Reabilitação são: fonoterapia, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, pediatria, fisioterapia, entre outros. Essa última área de saúde, a da fisioterapia, é a que o ciclista, Jaime Ernesto, realiza desde o ano passado, após ser vítima de um acidente entre bicicleta e carro. Segundo a fisioterapeuta Eliane Rose, que atende o paciente, a evolução do quadro de saúde dele foi positiva.

“Ele chegou aqui através da Central de Regulação da Semusa depois de passar por cirurgia no joelho. O acidente dele foi bem grave, então quando ele entrou no CER, nós começamos a fazer a reabilitação do pós-operatório. Com essa evolução, agora trabalharemos no pré-operatório para que ele faça outra cirurgia e fique bem”, destacou a fisioterapeuta.

Usuário do serviço, Jaime agradece: “eu fui muito bem atendido aqui. Achei que demoraria a andar porque eu estava com muitas fraturas, mas depois que comecei a fazer a reabilitação, rapidinho eu me recuperei, muito obrigado a todos!”.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Após solicitação do Município, técnicas do Ministério da Saúde visitam Centro Especializado em Reabilitação para garantir recursos de custeio Após solicitação do Município, técnicas do Ministério da Saúde visitam Centro Especializado em Reabilitação para garantir recursos de custeio Reviewed by ... on abril 02, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.