Prédio da Escola Estadual Duque de Caxias tem mais de 70 anos de serviços prestados em Porto Velho - Impacto Rondônia

Prédio da Escola Estadual Duque de Caxias tem mais de 70 anos de serviços prestados em Porto Velho


A transição para a Educação ocorreu por meio do Decreto nº 42 de 6 de setembro de 1947

Porto Velho, RO - Há mais de 70 anos, o prédio que abriga a Escola Estadual Duque de Caxias, em Porto Velho, tem sido palco de serviços prestados à comunidade. Antes de se tornar a renomada escola, o edifício foi o Quartel da 2ª Companhia Rodoviária, comandado pelo coronel Ênio dos Santos Pinheiro, servindo posteriormente, como a primeira maternidade da Capital.

A transição para a Educação ocorreu por meio do Decreto nº 42 de 6 de setembro de 1947, assinado pelo então governador do ex-território, Joaquim Vicente Rondon, conforme documentos em anexo no Laudo Técnico de Avaliação 2023.

O titular da Secretaria de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Início explicou que, ao longo dos anos, a Escola Duque de Caxias foi mantida pela Prefeitura de Porto Velho e pertenceu à Divisão de Educação do Município. Sua municipalização se deu em 1979, pelo Decreto Lei n° 1.100, e somente a partir de 18 de maio de 1990, através do Decreto nº 4669, passou a ser mantida pelo Governo de Rondônia sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo o secretário da Sepat, a Escola Estadual Duque de Caxias, localizada na Avenida Farquar, nº 1969, Bairro Arigolândia, ocupa um terreno de 6.357,69 m², com uma área construída de 1.706,52 m². Ao longo dos anos, passou por duas reformas, em 1992 e 2008, garantindo uma infraestrutura urbana de qualidade, com pavimentação asfáltica, rede de água, elétrica, telefonia e fácil acessibilidade. O patrimônio público do Governo de Rondônia está totalmente regularizado, conforme a Certidão de Inteiro Teor n°12.679.

“A história do imóvel, que hoje abriga a Escola Estadual Duque de Caxias, se entrelaça com a da própria cidade de Porto Velho, sendo um marco na preservação da memória e do patrimônio público do Estado”, evidenciou David Inácio.

VALOR HISTÓRICO


O prédio passou por duas reformas, em 1992 e 2008, garantindo uma infraestrutura urbana de qualidade, com pavimentação asfáltica, rede de água, elétrica, e telefonia

O diretor da instituição de ensino, Jeferson Sales Guimarães destacou o valor histórico e educacional do patrimônio da Escola Estadual Duque de Caxias, que é inestimável, representando um espaço de ensino, um marco na preservação da memória e valorização da Educação, em Porto Velho.

A vice-diretora da escola, Mary de Lima Ribeiro frisou que, o prédio original tinha o formato de um avião 14 Bis quando foi construído para atender a 2ª Companhia Rodoviária, mas com as ampliações do prédio para acatar a demanda da escola, o formato foi perdendo as características, “mas as pessoas que são daquela época sabem disso”, afirmou.

A coordenadora de Patrimônio Imobiliário da Sepat, Laura Betânia dos Santos Cavalcante explicou que, a regularização do patrimônio público não apenas assegura a preservação do espaço físico, como também viabiliza a continuidade dos serviços educacionais de qualidade às futuras gerações, mantendo viva a história e o legado desta instituição de ensino.
Prédio da Escola Estadual Duque de Caxias tem mais de 70 anos de serviços prestados em Porto Velho Prédio da Escola Estadual Duque de Caxias tem mais de 70 anos de serviços prestados em Porto Velho Reviewed by ... on março 30, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.