Eleições 2024 em Porto Velho: Novas regras para eleger vereadores; Confira vídeo - Impacto Rondônia

Eleições 2024 em Porto Velho: Novas regras para eleger vereadores; Confira vídeo

Novas regras eleitorais podem complicar vida de candidatos e partidos em Porto Velho

Porto Velho, RO - 
Nas eleições de 2024 em Porto Velho, as regras para eleger vereadores foram atualizadas: Para conquistar a primeira vaga ou mais direto um partido precisa garantir pelo menos 10% dos votos do quociente eleitoral, que tem uma média de 11.500 a 12.000 votos.

Ex: Se fizer 23 ou 24 mil votos faz dois diretos com 10% quociente eleitoral. Depois de preenchidas as vagas partidárias, parte para segunda fase 80/20, ou seja 20% do quociente eleitoral.

Ex: Um partido que fez 17 mil votos, fez o primeiro com 10% do quociente e para fazer o segundo será 20%. Na disputa rodada/vaga, os partidos podem precisar de 10% ou percentual menor dos votos do quociente eleitoral, dependendo das sobras e dos partidos que não conseguiram votos suficientes.

Essas mudanças significam que os partidos que não conseguirem atrair votos suficientes correm o risco de não eleger nenhum vereador, considerando que Porto Velho tem um total.

Confira vídeo explicativo do advogado eleitoralista Nelson Canedo:

Eleições 2024 em Porto Velho: Novas regras para eleger vereadores; Confira vídeo Eleições 2024 em Porto Velho: Novas regras para eleger vereadores; Confira vídeo Reviewed by ... on março 27, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.