Prefeitura realiza treinamento de condução de veículo de urgência e emergência em Porto Velho - Impacto Rondônia

Prefeitura realiza treinamento de condução de veículo de urgência e emergência em Porto Velho


Curso é exclusivo para condutores socorristas que compõem a equipe especializada

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou no último final de semana o treinamento em direção tática em veículo de urgência e emergência com objetivo de fortalecer o serviço de saúde durante o carnaval na capital. O curso é voltado exclusivamente para os condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os condutores socorristas são os profissionais de saúde que compõem a equipe especializada em prestar esse socorro.

O treinamento aconteceu durante todo o dia de sábado (3), na Faculdade São Lucas, campos II, e no domingo (4) o treinamento foi de aulas práticas com os condutores, na sede do Samu, localizada na rua Venezuela com a avenida Pinheiro Machado, bairro Embratel.


Curso foi voltado exclusivamente para condutores do Samu

O curso é uma exigência legal prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais precisamente no artigo 145, e é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 168/2004, que determina a necessidade da capacitação para aqueles agentes que conduzem veículos automotores instituídos pelos poderes públicos para determinados fins, como policiamento, socorro de incêndio, salvamento, fiscalização de trânsito e as ambulâncias.

Leila Campelo, organizadora do treinamento, fala sobre a capacitação dos condutores. “A qualificação para os condutores de ambulâncias trata do aprimoramento de técnicas de direção defensiva, ofensiva e econômica, direcionada a diminuir custos de manutenção com os veículos.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu possui um corpo docente qualificado e pronto a levar o melhor em conhecimento, a fim de fazer com que o profissional se torne cada vez melhor naquilo que já faz com qualidade. São passadas técnicas de pilotagem para os profissionais e como utilizar os veículos de forma responsável. As práticas são simulações que ocorrem no cotidiano dos condutores, fazendo com que eles tenham uma pilotagem responsável e não se tornem uma outra vítima”, disse Leila.


As práticas contaram com simulações de situações do dia a dia

Herbert Alves, instrutor e socorrista do Samu, explica as etapas do treinamento.“Ele foi dividido em duas etapas, sendo a primeira focada em casos de reanimação devido a paradas cardiorrespiratórias, e a segunda voltada para traumas causados por diferentes tipos de acidentes. A capacitação é muito importante, e ter um acompanhamento deste tipo gera um aprimoramento dos nossos serviços prestados, assim podemos atender os pacientes com mais tranquilidade e qualidade”, explica Herbert.

O NEP é a estrutura responsável por averiguar, trabalhar com a realidade dos serviços e estabelecer o nexo entre trabalho e educação, de forma a resgatar o processo de capacitação de educação permanente e continuada para o desenvolvimento dos serviços e geração de impacto em saúde dentro de cada nível de atenção. “Nossa missão é ampliar e qualificar o olhar dos profissionais em gestão, com serviços na área da saúde, principalmente nos casos de urgência e emergência, por meio da capacitação, aperfeiçoamento, qualificação, educação permanente e continuada”, acrescentou Leila.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Prefeitura realiza treinamento de condução de veículo de urgência e emergência em Porto Velho Prefeitura realiza treinamento de condução de veículo de urgência e emergência em Porto Velho Reviewed by ... on fevereiro 05, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.