Prefeitura de Porto Velho e Senar realizam o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia - Impacto Rondônia

Prefeitura de Porto Velho e Senar realizam o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia


Com foco na exportação de mel, a expectativa é reunir mais de 100 produtores, além de acadêmicos e o terceiro setor

Porto Velho, RO - Visando preparar a cadeia produtiva de mel para o mercado internacional, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizarão no próximo dia 9 de março, o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia.

“Porto Velho é a cidade da Amazônia que mais cresce na atividade. As lavouras da agricultura familiar dependem dos processos de polinização realizada pelas abelhas. Além do mais, o município já conta com duas agroindústrias de mel, e a terceira já está em fase final de construção”, destacou o secretário Carlos Magno (Semagric).

Tendo como público-alvo os produtores de mel, estudantes de ciências agrárias, pesquisadores e representantes do terceiro setor, o encontro será realizado no Campus do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), das 8h às 18h, na capital rondoniense. A expectativa é receber mais de 100 produtores durante o evento, além dos acadêmicos de agronomia, veterinária, zootecnia e nutrição.

“Nossa ideia nesse encontro é preparar toda cadeia produtiva para exportação de mel produzido na nossa região, de forma organizada, através das associações, cooperativas ou do próprio produtor”, comentou o presidente da Federação de Agricultura de Rondônia (Paperon), Hélio Dias, entidade ligada ao Senar.

Segundo Hélio Dias, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e o governo federal por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantem total apoio aos produtores, inclusive no sentido de facilitar a interlocução dos apicultores com escritórios no exterior, a exemplo de Xangai e Dubai para comercializar o mel produzido no município e no estado.


Porto Velho é a cidade da Amazônia que mais cresce na atividade

OUTROS OBJETIVOS

*Compartilhar experiências bem-sucedidas de produtores regionais;
*Expandir network entre apicultores e fornecedores do Brasil, buscando viabilizar compras coletivas e troca de informações;
*Criar uma diretoria regional com a finalidade de promover mobilização, facilitação e fomento;
*Difundir conhecimento técnico/científico com realização de palestra;
*Levantar demandas específicas da cadeia produtiva.

Os interessados em participar do evento devem clicar no link para fazer a inscrição.

SALTO NA PRODUÇÃO

Conforme o gerente da Divisão de Escoamento da Produção da Semagric, Roseval Guzo, desde o ano 2019, quando a Prefeitura começou a incentivar a apicultura, a capital saltou de 18 para 103 apicultores. Além disso, agora conta com uma associação organizada e em plena atividade.

“Tendo como objetivo fortalecer cada vez mais o setor, ainda no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura, por meio da Semagric, organizará o Dia Especial de Apicultura, com cursos, palestras, mostras e entrega de diversos equipamentos”, adiantou Roseval.

Ele acrescentou que entre os equipamentos a serem entregues estão 400 caixas de abelhas oriundas de emenda parlamentar da deputada estadual Ieda Chaves, e uma mini-fábrica de produção de cera de apicultura, através de convênio com a empresa Jirau.

Disse ainda que nesse contexto de fomento e fortalecimento da produção de mel, em novembro de 2023, a Prefeitura, através da Semagric e em parceria com a Jirau, realizou um curso de capacitação no manuseio e transformação de cera bruta de abelha em cera alveolada para utilizar em colmeias racionais.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Prefeitura de Porto Velho e Senar realizam o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia Prefeitura de Porto Velho e Senar realizam o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia Reviewed by ... on fevereiro 27, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.