Barco Saúde inicia primeira viagem do ano para atendimento aos ribeirinhos - Impacto Rondônia

Barco Saúde inicia primeira viagem do ano para atendimento aos ribeirinhos


A embarcação vai atender os distritos de Calama, Nazaré e São Carlos de 19 a 25 de fevereiro

Porto Velho, RO - Em sua primeira viagem de 2024, o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho partiu no domingo (18) rumo ao baixo Madeira para uma jornada de nove dias. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é ampliar e facilitar o atendimento médico básico e especializado para os distritos de Calama, Nazaré, São Carlos e mais 12 comunidades adjacentes.

Serão realizados atendimento médicos com clínico geral, ortopedista, ginecologista e pediatras, além de serviços de enfermagem, vacinação, educação em saúde, dispensação de medicações, puericultura, exames laboratoriais básicos e atendimento psicológico.

A embarcação deixou Porto Velho com uma equipe de 30 profissionais, e seguiu direto para Calama, onde permanece dois dias atracada para os atendimentos, que iniciam nesta segunda-feira (19).

PROJETO

O projeto do Barco Saúde foi criado pela Semusa para reforçar os trabalhos das unidades de saúde das localidades e das vilas que se encontram às margens do rio Madeira. Sempre que o barco se desloca, leva consigo médicos especialistas para suprir as necessidades locais, já que as unidades contam com médicos generalistas.


Embarcação deixou Porto Velho com uma equipe de 30 profissionais

Originalmente inaugurada em 2004, a embarcação permaneceu inativa por muitos anos, resultando em vários danos. A revitalização foi uma das principais prioridades durante o primeiro mandato do prefeito Hildon Chaves. Cerca de R$ 1,2 milhão foi investido, com aproximadamente R$ 900 mil provenientes dos cofres municipais.

Atualmente, a embarcação está equipada com uma farmácia, laboratório e cinco consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de uma enfermaria para a observação de pacientes. Desde a sua reativação, mais de 40 mil atendimentos já foram realizados nas comunidades às margens do rio Madeira.

Durante a saída da embarcação, o prefeito destacou a importância do equipamento para assegurar serviços de saúde de qualidade à população ribeirinha de Porto Velho. “Essa missão vai durar aproximadamente sete dias.

A expectativa, tomando como base as missões anteriores, é de atendermos aproximadamente de 8 a 10 mil pessoas nas diversas comunidades do rio Madeira. Este barco ficou paralisado por muitos e muitos anos, e em 2021, foi completamente revitalizado. A partir daí foi possível entregar este barco para a população, e não é só saúde que nós estamos levando, nós estamos levando dignidade e respeito para todos os habitantes do baixo Madeira”, enfatizou.


Barco Saúde é equipado com cinco consultórios médicos

Eliana Pasini, secretária municipal de Saúde, aponta que “a Semusa tem investido muito para que o barco tenha condições de navegabilidade, pois a população ribeirinha conta com ele e precisa dos atendimentos mais especializados. É uma grande estrutura de pessoal mobilizada para esse suporte”.

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Fabíola Barros, reforça que a presença da embarcação encurta a distância dos moradores a alguns serviços de saúde.

“O Barco Saúde possibilita que os moradores das comunidades ribeirinhas recebam cuidados médicos, incluindo consultas e tratamentos especializados, que muitas vezes não seriam possíveis por dificuldades de distância e deslocamento. Assim, garantimos um tratamento mais eficaz, reduzindo a incidência de complicações”, afirma.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS

19 e 20 de fevereiro, a partir das 8h - atendimento em Calama
22 e 23 de fevereiro, a partir das 8h - atendimento em Nazaré
24 e 25 de fevereiro, a partir das 8h - atendimento em São Carlos


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Barco Saúde inicia primeira viagem do ano para atendimento aos ribeirinhos Barco Saúde inicia primeira viagem do ano para atendimento aos ribeirinhos Reviewed by ... on fevereiro 19, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.