Ações de conscientização sobre a dengue são intensificadas em escolas de Porto Velho - Impacto Rondônia

Ações de conscientização sobre a dengue são intensificadas em escolas de Porto Velho


Principal objetivo é sensibilizar o público infantojuvenil sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença

Porto Velho, RO - Os alunos da Escola Municipal Estrela do Amanhã, localizada na zona Sul de Porto Velho, receberam a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Caladinho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para uma ação de conscientização sobre os cuidados contra a dengue. O principal objetivo é sensibilizar o público infantojuvenil sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades de educação em saúde com palestras e dinâmicas sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença. Além disso, os estudantes e educadores foram contemplados com uma apresentação teatral do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o gerente da USF Caladinho, Ferreira Morais, a atividade é uma das estratégias para educar e incentivar as crianças a combater o mosquito da dengue. “É importante conscientizar sobre os cuidados com a doença durante a infância, para que se tornem adultos saudáveis e responsáveis”, relata o gerente.

Atividades de educação em saúde também foram realizadas na zona Leste da capital. Desta vez, os alunos da Escola Estadual Maria Carmosina foram os contemplados. A equipe da Divisão de Controle de Vetores (DCV) da Semusa trabalhou temáticas de combate à dengue em um roda de conversa com o público infantojuvenil.


Equipe da Unidade de Saúde da Família Caladinho

Ao todo, cerca de 450 crianças e adolescentes, na faixa etária de 3 a 15 anos, participaram da iniciativa. O Heitor Valentin foi um dos estudantes que prestigiou a ação. Para ele, a atividade “foi muito divertida, educadora e importante. É legal porque a gente aprende sobre o perigo do mosquito da dengue, a cuidar do lixo do quintal e da água parada”, disse Heitor.

A subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, Jussara Alves, explica que a ação foi realizada como forma de prevenção, considerando os índices com percentuais significativos de proliferação do mosquito Aedes aegypti nas regiões.

“São dados que nos chamam a atenção para redobrar os cuidados. A nossa melhor arma contra a dengue é a prevenção. A Semusa tem desenvolvido uma série de atividades com foco em reduzir cada vez mais os casos da doença”, frisa Jussara.

AÇÕES ITINERANTES

Com o objetivo de realizar a prevenção, por meio da educação em saúde, a Semusa busca orientar e conscientizar a população de Porto Velho, através de palestras educativas nas escolas, inserção de cartazes em pontos estratégicos e visitas domiciliares, ações que fazem parte do trabalho rotineiro da pasta.


Pessoas com suspeita deve ir imediatamente nas unidades de saúde de Porto Velho

DENGUE

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Febre alta, tremores, suor excessivo, dor de cabeça e dores no corpo, são alguns dos principais sintomas de dengue.

SERVIÇO

Qualquer pessoa com suspeita pode buscar atendimento médico imediatamente nas unidades de saúde de Porto Velho. Para casos graves, o atendimento de urgência e emergência está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Leste, Sul e Jaci-Paraná, e nas policlínicas José Adelino ou Ana Adelaide.

DADOS

Segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa, de janeiro de 2024 até o momento, foram registrados 160 casos de dengue, dois de chikungunya e quatro casos confirmados para zika.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Ações de conscientização sobre a dengue são intensificadas em escolas de Porto Velho Ações de conscientização sobre a dengue são intensificadas em escolas de Porto Velho Reviewed by ... on fevereiro 29, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.