Vinte e um drones e mísseis são abatidos em ataque no Mar Vermelho - Impacto Rondônia

Vinte e um drones e mísseis são abatidos em ataque no Mar Vermelho


Mísseis foram disparados por rebeldes houthis, apoiados pelo Irã

Porto Velho, RO - As forças norte-americanas e britânicas abateram, nessa terça-feira (9) à noite, 18 drones e três mísseis disparados pelos rebeldes houthis num "ataque complexo" no Mar Vermelho, informou o Exército dos Estados Unidos (EUA).

"Os houthis, apoiados pelo Irã, lançaram o ataque no sul do Mar Vermelho, utilizando drones, mísseis de cruzeiro e um míssil balístico antinavio", declarou o Comando dos EUA para o Oriente Médio (Centcom).

Os drones e os mísseis foram abatidos por caças do porta-aviões norte-americano Dwight D. Eisenhower, três contratorpedeiros e um navio de guerra britânico, o HMS Diamond, afirmou o Centcom em comunicado, garantindo que não houve "danos ou feridos" em consequência dos ataques.

As forças internacionais no Mar Vermelho responderam a um incidente de segurança ao largo da costa do norte do Iêmen, região sob controle dos rebeldes houthis, informou a agência britânica de segurança marítima UKMTO.

"A UKTMO recebeu informações sobre um incidente a cerca de 50 milhas náuticas (93 km) a oeste de Hodeida (porto iemenita) envolvendo drones. As forças da coligação intervieram", declarou a agência britânica na rede social X, aconselhando os navios a viajarem "com precaução" no Mar Vermelho.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, os houthis, que controlam grande parte do Iêmen, intensificaram os ataques no Mar Vermelho para impedir o tráfego marítimo internacional, alegando solidariedade aos palestinos em Gaza.

Israel prometeu aniquilar o Hamas após o ataque do grupo islâmico palestino em solo israelense, que matou cerca de 1.200 pessoas e fez 240 reféns. A resposta de Tel Aviv já deixou mais de 23 mil mortos na Faixa de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde do Hamas.

Fonte: AG/BR


Vinte e um drones e mísseis são abatidos em ataque no Mar Vermelho Vinte e um drones e mísseis são abatidos em ataque no Mar Vermelho Reviewed by ... on janeiro 10, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.