Reeducandos produzem cinco mil bloquetes diariamente no Centro de Ressocialização de Ariquemes - Impacto Rondônia

Reeducandos produzem cinco mil bloquetes diariamente no Centro de Ressocialização de Ariquemes

Os bloquetes são utilizados no calçamento das alamedas do município

Porto Velho, RO - Com o intuito de promover a ressocialização no Sistema Penitenciário Estadual, o Governo de Rondônia em parceria com o Conselho da Comunidade e a Prefeitura Municipal de Ariquemes utiliza mão de obra reeducanda na produção de cinco mil bloquetes, diariamente, que são utilizados para o bloqueteamento do município, serviço também realizado pelos privados de liberdade.

A ação é efetuada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e os insumos são fornecidos pela prefeitura. O trabalho é realizado por 88 privados de liberdade; sendo 25 do regime fechado na produção, que é realizada na fábrica de bloquetes, instalada dentro do Centro de Ressocialização de Ariquemes desde 2021, e 63 do semiaberto e aberto, na aplicação. Para o governador do Estado, Marcos Rocha, a parceria gera benefícios diretos à sociedade, melhorando a estrutura do município de forma econômica e promovendo a ressocialização.

Os conveniados recebem um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo vigente, sendo que, a prefeitura realiza o repasse para o Conselho da Comunidade, que direciona 75% do valor para familiares ou responsáveis pelos reeducandos, e 25% é utilizado para realizar melhorias na unidade prisional. Os privados de liberdade do regime fechado e semiaberto também têm direito a remição de pena, definido pela Lei de Execução Penal (LEP), com o abatimento de um dia de pena a cada três dias trabalhados.

O secretário da Sejus, Marcus Rito pontuou que, a parceria acontece desde 2021, e destacou, “atualmente a Sejus possui 54 convênios que disponibilizam 2.308 vagas de trabalho para reeducandos. Estas parcerias ampliam de forma significativa a ressocialização no sistema prisional”, finalizou.
Reeducandos produzem cinco mil bloquetes diariamente no Centro de Ressocialização de Ariquemes Reeducandos produzem cinco mil bloquetes diariamente no Centro de Ressocialização de Ariquemes Reviewed by ... on janeiro 30, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.