O dia 20 janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo - Impacto Rondônia

O dia 20 janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA
20.1.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1918 – A polícia prendeu uma quadrilha de matadores, liderada pelo chefe da Guarda da EFMM.

1956 – Com uma plateia seleta, foi inaugurado um espaço para quem foge da folia, a boate “Meia Noite”. E quem cortou a fita inaugural foi o governador Ribamar de Miranda. 

1976 – A prefeitura vai ter de derrubar a Feira Modelo, anunciou no prefeito Cabral Carpintero. É que o projeto de reforma é inviável, porque o prédio não tem nem alicerces.

1986 – No primeiro “arrastão policial” do ano, em Porto Velho e nas boates do Bairro Roque, em três horas foram recolhidas por várias irregularidades, mais de 40 pessoas. 

20 – 1991 – Primeira mulher a presidir o legislativo rondoniense, a deputada Odaísa Fernandes também será a 1ª a presidir a eleição da nova mesa diretora, na posse dos novos deputados.

HOJE É

Dia Nacional da Parteira Tradicional. Dia Nacional do Farmacêutico. Dia Nacional do Fusca, Dia do Museu de Arte Moderna (RJ)l. Dia Mundial do Queijo.

Católicos celebram São Fabiano, São Sebastião (na Umbanda e Candomblé é representado por Oxóssi)

BRASIL

1890 — Oficializado o Hino Nacional, composto por Francisco Manuel da Silva. 

1917 — Lançado em disco “Pelo Telefone”, tido como o primeiro samba gravado no Brasil. 

1941 — Criação do Ministério da Aeronáutica.

MUNDO

1942 — Segunda Guerra Mundial: Altos oficiais alemães nazistas decidem pela "solução final para a questão judaica". 

1984 - Morre o ator romeno Johnny Weissmuller (n. 1904), interpretou o Tarzan em vários filmes. 

FOTO DO DIA
EU FUI E NÃO SABIA

Por acaso, num dos almoços da nossa “Confraria 30+” (*), eu soube da circulação da Revista Novo Estado (FOTO), edição de dezembro de 1983, com 20 mil impressos, analisando o que foi o Ano 1 de Rondônia, agora membro da Federação brasileira. 

O exemplar é do acervo da jornalista Alice Thomaz, com a qual palmilhei, na redação do jornal “Alto Madeira” (1917/2017), comandada pelos jornalistas Euro Tourinho e Ivan Marrocos, éramos  um timaço de primeira linha do jornalismo local.

Na revista é feita uma retrospectiva do 1º ano do Estado, e propostas para o segundo, projetos de alto interesse para a economia regional, e, ainda opiniões de gestores como o próprio governador Jorge Teixeira, o agrônomo William Cury, que comandou o setor vital para a economia, o da produção agrícola, ele à frente da Codaron.

Bom, dentre os nomes destacados na revista, está lá o meu, em meio a “feras” responsáveis por transformar o projeto de Estado em realidade concreta. E só 42 anos depois vim a saber.
(*) A “Confraria 30+” é um grupo de jornalistas, todos com mais de 30 anos de profissão que todos os sábados almoçam juntos.
O dia 20 janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo O dia 20 janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo Reviewed by ... on janeiro 20, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.