Atividade da cafeicultura movimenta Rota Turística do Café em Rondônia - Impacto Rondônia

Atividade da cafeicultura movimenta Rota Turística do Café em Rondônia


As lavouras de café nos municípios de Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste, Alta Floresta do Oeste e Alto Alegre dos Parecis são alternativas para turistas

Porto Velho, RO - O Estado de Rondônia é conhecido como um importante polo agrícola do Brasil e tem se destacado cada vez mais na produção de café de alta qualidade. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do turismo local, o Governo de Rondônia tem implementado com uma série de ações da Superintendência de Turismo (Setur) em parceria com prefeituras, para promover a “Rota Turística do Café”. As iniciativas têm como objetivo atrair visitantes que desejam conhecer o processo de produção do café, além de oferecer experiências únicas e oportunidades de negócios aos produtores locais.

O circuito turístico “Rota do Café”, criado pela Lei nº 5.512 em 2022, inclui os municípios de Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste, Alta Floresta do Oeste e Alto Alegre dos Parecis, como uma alternativa para visitantes que desejam conhecer a região destacada pela prática da cafeicultura.

AÇÕES

Os meses de julho a agosto são os melhores para acompanhar a florada do café

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, “as políticas públicas que viabilizam o acesso rodoviário na região produtora e exploração do café, como atividade econômica, além da criação de turismo cultural e sustentável, vem sendo implementadas para garantir que o turista possa conhecer os atrativos da Rota do Café, integrando os pontos turísticos de relevância para a valorização, fomento e a divulgação da cafeicultura”, ressaltou.

ROTEIRO

Com o Café Robusta Amazônico, reconhecido recentemente como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Rondônia, com a Lei nº 5.722, de janeiro deste ano, é mais um motivo para aproveitar o período de férias e conhecer a “Rota Turística do Café” em Rondônia. Uma oportunidade de vivenciar a cadeia produtiva da bebida e se tornar também um amante do café.

Para facilitar o deslocamento dos visitantes, foram criados em parceria com as prefeituras; circuitos turísticos específicos para a “Rota do Café” relacionadas ao cultivo e produção da bebida. Segundo a secretária de Indústria Comércio e Turismo de Cacoal, Daniela Bianchini, “o roteiro inclui visitas a fazendas de café, onde o turista pode visitar as lavouras e acompanhar a torrefação dos grãos e até o preparo da bebida especial. Essa organização facilita a experiência dos turistas e permite que eles conheçam todo o processo”, frisou.

FLORADA E COLHEITA

Para quem deseja acompanhar a florada do café, de acordo com a Secretaria de Agricultura do estado (Seagri), os melhores meses são entre julho e agosto. Já para quem prefere a época da colheita, a visita à região deve ocorrer entre os meses de março e agosto, quando os frutos já estão maduros.


Atividade da cafeicultura movimenta Rota Turística do Café em Rondônia Atividade da cafeicultura movimenta Rota Turística do Café em Rondônia Reviewed by ... on janeiro 12, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.