Cirone Deiró destaca a importância da cafeicultura durante premiação em Nova Brasilândia D'Oeste - Impacto Rondônia

Cirone Deiró destaca a importância da cafeicultura durante premiação em Nova Brasilândia D'Oeste


Dados do IBGE apontam que a agricultura e a pecuária geram mais de 160 mil empregos

Porto Velho, RO - A prefeitura de Nova Brasilândia D'Oeste realizou na última segunda-feira (4) a 2ª edição da premiação "Melhor Café" do ano, evento que contou com a presença do deputado Cirone Deiró (União Brasil).

A iniciativa busca homenagear os cafeicultores e cafeicultoras que participaram do 8º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) e da 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), em Minas Gerais. O evento que marcou o reconhecimento da prefeitura, instituições locais e da população aos cafeicultores foi realizado na Escola Municipal Machado de Assis.

Um dos grandes destaques foi a cafeicultura Nicole Nedel, que conquistou o 2º lugar no Concurso Florada 2023, na Semana Internacional do Café. Em reconhecimento ao seu trabalho em busca de produzir um café de qualidade, Nicole recebeu um prêmio no valor de R$ 5 mil e expressou sua gratidão pela homenagem recebida: "Me sinto honrada com essa homenagem que a prefeitura e tantos parceiros estão prestando a nós produtoras e produtores de café", afirmou.

O deputado Cirone Deiró ressaltou o protagonismo dos cafeicultores e suas famílias na geração de emprego e renda na agricultura rondoniense. Dados recentes do IBGE revelam que o setor produtivo rural gera mais de 160 mil empregos no Estado, posicionando Rondônia entre os estados com menor taxa de desemprego. "Atualmente, temos mais de 800 mil pessoas empregadas e a cafeicultura tem uma importante contribuição nesse bom desempenho da economia do estado", justificou o parlamentar.

Cirone Deiró também fez questão de destacar os benefícios trazidos pela Indicação Geográfica "Matas de Rondônia", especialmente para os cafeicultores e cafeicultoras dos 15 municípios integrantes. Ele relembrou sua participação no projeto desde a época que foi vice-prefeito de Cacoal, ressaltando que essa iniciativa transformou a qualidade do café produzido na região. "A cafeicultura saiu da condição de produzir uma bebida de baixa qualidade para ser campeã dos concursos mais concorridos do Brasil", pontuou.

O deputado Cirone Deiró destacou a parceria com o governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), na liberação de recursos, especialmente emendas de sua autoria, visando facilitar a vida dos produtores e melhorar o desempenho na produção do café, aumentando a quantidade e qualidade dos produtos. Além disso, Cirone ressaltou a importância de levar a tecnologia para a agricultura familiar em todos os municípios, a fim de evitar o êxodo rural e permitir que os jovens se envolvam na agricultura familiar no estado de Rondônia.

O prefeito Hélio da Silva reconheceu a contribuição do deputado Cirone Deiró para o desenvolvimento dos municípios e dos agricultores. "Cirone tem sido um importante parceiro na liberação de recursos para a execução de projetos e obras que estão beneficiando os moradores da cidade e da área rural", afirmou o prefeito.

A premiação contou com a participação de 42 produtores inscritos no "Concafé", Além do deputado estadual Cirone Deiró, estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, o deputado estadual Laerte Gomes (PSD) assim como os vereadores Ademilson do Foto, de Nova Brasilândia D'Oeste, e Diogo Padilha, de Novo Horizonte do Oeste.

Fonte: ALE/RO


Cirone Deiró destaca a importância da cafeicultura durante premiação em Nova Brasilândia D'Oeste Cirone Deiró destaca a importância da cafeicultura durante premiação em Nova Brasilândia D'Oeste Reviewed by Da Redação on dezembro 07, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.